Empresa fabrica papel biodegradável a partir da palha da cana-de-açúcar

Para produzir uma tonelada de papel, 11 árvores são derrubadas. Quando jogados no meio ambiente levam meses ou anos para se decompor. Em tempos de desperdício, uma fábrica instalada no interior do estado de São Paulo começou a preparar papel a partir da palha da cana-de-açúcar.

O processo inovador possibilita a fabricação de um papel biodegradável e de qualidade. Além de evitar o desmatamento, o potencial industrial e energético da palha da cana-de-açúcar que não é aproveitado passa a ter uma outra finalidade também sustentável nessa área.

Folha de fibra. Foto: TV Tem/Reprodução

A fábrica é a primeira do mundo capaz de produzir esse material. Foram seis anos de pesquisa e parcerias com cooperativas da região. Os empreendedores garantem que o papel feito a partir da palha da cana-de-açúcar tem valor de mercado competitivo com os papéis que utilizam pinus e eucalipto.

Hoje, para produzir uma tonelada de papel é necessário aproximadamente 3,7 toneladas de bagaço de cana. Já na indústria de celulose, para atingir a mesma quantidade é preciso utilizar até 14 toneladas de eucalipto.

O processo de produção

Para transformar a matéria-prima em papel, a palha é primeiro triturada e limpa. Em seguida, acrescenta-se um produto químico capaz de separar a fibra da celulose. O passo seguinte é reidratar a fibra. Nessa fase, ela é transformada em uma pasta.

Enfardamento da palha. Foto: Fibra Resist/Divulgação

Com esse produto, as indústrias de papel conseguirão fabricar cartolina, papel jornal e papel tissue (utilizado em papel higiênico e guardanapos).  A expectativa é de que com o avanço tecnológico, essa variedade produtiva aumente.

Em todo o processo de produção não há a emissão de poluentes. Desse modo, a fabricação da pasta não agride o meio ambiente em nenhum momento. No caso de pinus e eucalipto, além do plantio levar à degradação e desertificação do solo, ocorre a liberação de gases tóxicos.

Palha da cana triturada. Foto: Fibra Resist/Divulgação

“Transformamos um subproduto em matéria-prima, desenvolvendo um processo que, além de dar à palha da cana-de-açúcar uma destinação sustentável, é livre da emissão de CO2 e outros gases poluentes, porque é um processo totalmente a frio, feito todo em temperatura ambiente”, explicou Mario Welber, relações públicas da empresa localizada em Lençóis Paulista.

Sustentabilidade no consumo

Foto: Fibra Resist/Divulgação

Por ano, o brasileiro consome 44 kg de papel. Esse valor é o equivalente, em média, a meia árvore. Nesse ranking de consumidores, a Finlândia é um dos primeiros países da lista com a utilização anual de 341 kg de papel.

No campo, a palha da cana tinha como destino a queima. Com a retirada do material das regiões canavieiras são evitadas a ocorrência de queimadas, também reduz a proliferação de pragas, ocorrem melhoras na qualidade do ar e de vida.


Com informações: Pensamento Verde / Exame / Revista Galileu / Nova Cana / Fibra Resist

2 thoughts on “Empresa fabrica papel biodegradável a partir da palha da cana-de-açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.