Empresário norueguês doa fortuna para ajudar a salvar oceano

O norueguês Kjell Inge Røkkev, um dos homens mais ricos da Noruega, investiu parte de sua fortuna em um negócio ambicioso: salvar o oceano. A iniciativa do empresário tem 181 metros de comprimento, navega e pode chegar a 6.000 metros de profundidade.

Kjell Inge Røkkev, diz inspirado: “O mar me deu grandes oportunidades”.

O Research Expedition Vessel (REV), imenso navio autossustentável de expedição e pesquisa idealizado por Kjell Inge Røkke, pretende retirar o plástico do mar até 5 toneladas desse material diariamente e reciclá-lo, sem emissões nocivas.

Ilustração do navio de pesquisa que Kjell Inge Røkke está construindo em parceria com a WWF. Foto: TRG

Com uma riqueza vinda do mar, o empresário concedeu parte de sua fortuna estimada em 2,7 bilhões de dólares para construir em colaboração com a organização não governamental World Wildlife Fund (WWF) um laboratório móvel. “Quero devolver a maioria dos meus ganhos para a sociedade. Este barco é parte disso”, comentou o norueguês.

“Nunca trabalhei com uma empresa tão firme no seu princípio de operar de forma sustentável, então não hesitamos quando Røkke nos convidou para trabalhar no desenvolvimento deste navio de pesquisa”, afirmou Nina Jensen chefe da WWF Noruega.

Nina Jensen e Kjell Inge Røkke. Foto: Ilja C. Hendel

No REV, 60 cientistas terão equipamentos de pesquisa de alta tecnologia para monitorar e observar os oceanos. A expectativa de Røkke é de que a equipe aproveite as instalações do navio e descubram novas formas de ajudar e de nutrir os ecossistemas oceânicos.

“Os oceanos estão sob a maior pressão da sobrepesca, poluição costeira, destruição do habitat, alterações climáticas, acidificação dos oceanos, e um dos desafios mais prementes de todos, a plastificação do oceano. A necessidade de conhecimento e soluções é urgente”, argumentou o bilionário.

Kjell Inge Røkke vendendo camarão do cais em Oslo. Foto: Trond Solberg VG

Além dos pesquisadores, o navio deverá comportar uma tripulação de 40 pessoas e terá ambientes reservados para acomodar até 36 convidados e 54 membros da equipe. A soma doada pelo norueguês é desconhecida, assim como os custos para manutenção da embarcação.

Homem do mar

O empresário é tratado como estrela pop pelos funcionários. Foto: Øystein Ingilæ

Desde jovem, Kjell Inge Røkke mantém uma ligação forte com o universo marinho. “Eu sou um pescador, e curioso por natureza. Os recursos dos oceanos e do fundo do mar têm proporcionado um valor significativo para a sociedade – e também para a minha família e eu. Por isso, sou muito grato”, revelou o empresário.

O REV deverá estar pronto e em funcionamento no verão de 2020. Quando concluído, será considerado o maior iate do mundo. Nesse investimento o empresário terá como lucro salvar o oceano.

Veja como funcionará o REV:



Fortuna solidária

Kjell Inge Røkke usa parte de sua fortuna para iniciativas em favor da sociedade. Foto: Lise Åserud

A educação também é outro campo que recebe o apoio do empresário. No ano de 2015, Kjell Inge Røkke e sua esposa Anne Grete Eidsvik criaram a Aker Scholarship, uma bolsa de estudos para alunos de pós-graduação. O programa auxilia os melhores estudantes noruegueses, independentemente da situação familiar ou financeira a estudar nas principais universidades do mundo.

Em Asker, cidade da Noruega onde Kjell Inge Røkke vive, ajudou a financiar uma ciclovia no local, em 2010. Este ano, o empresário passou a integrar o The Giving Pledge, clube criado por Bill Gates e de Warren Buffett. Nele, os bilionários são incentivados a doar no mínimo metade de suas fortunas para ações sociais ao longo de sua vida.

Com informações: The Local / Aften Posten Noruega / Cambridge Trust / Rádio Globo

One thought on “Empresário norueguês doa fortuna para ajudar a salvar oceano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.