Espaço de Vivência Acadêmica do Unipê: Artista Zéllo Visconti realiza exposição “Sicolacolou”

O artista Zéllo Visconti realiza nesta sexta-feira (21) no Espaço de Vivência Acadêmica do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, a exposição “Sicolacolou”.

O EVA receberá cinco telas da exposição, que é gratuita e promovida pelo Programa de Responsabilidade Cultural do Unipê. De 21 de setembro a 21 de outubro.

As obras utilizam a técnica mista e colagem sem tela. Zéllo também irá realizar oficinas sobre as técnicas utilizadas nas telas. As oficinas ocorrerão nos dias 28 e 29 de setembro.

“Ocupando o espaço do Unipê com cinco telas temáticas, a proposta dessa exposição é mostrar a simplicidade de criação, o uso de materiais descartáveis, como retalhos, papel artesanal, chita e guardanapo decorativo, além do truque das tintas, cores que compõem a emoção da obra”, disse o artista.

O artista
Foto: Arquivo Pessoal

José Luiz Visconti, conhecido como Zéllo Visconti é carioca de Bonsucesso. Nasceu em 1942. Desenhista de formação, ele frequentou a Escola de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro durante os anos 1960. Como desenhista, trabalhou por 30 anos na Caixa Econômica Federal. Em 1971, Zéllo participou do Salão de Belas Artes (RJ).

A primeira exposição individual do artista ocorreu 1974, na Casa do Brasil, em Madri, na Espanha.

Durante sua carreira artística, ele já realizou exposições coletivas, conjuntas e salões em muitos estados brasileiros. Alguns dos estados que receberam sua passagem foram o Rio Grande do Sul, a Paraíba, as Minas Gerais, o Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e, ainda, o Distrito Federal.

Arte Zéllo Visconti. Arquivo Pessoal

Na Paraíba, Zéllo realizou exposições em Areia, Guarabira, João Pessoa e em Campina Grande. Ele também se considera um artista multimídia. “Atuo como cenógrafo, figurinista, iluminador”, contou. Já dirigiu shows na Funarte e na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), ambos do Distrito Federal.

O artista morou durante anos em Brasília, e suas viagens ao exterior lhe possibilitaram contatos em vários países onde pôde expor suas obras. No exterior, já possui na caminhada artística mais de 150 exposições individuais realizadas em países como a França, Áustria, Itália, Alemanha, Argentina, os Estados Unidos e o Paraguai.

Antes de aportar na Paraíba e morar em João Pessoa em 2011, o carioca Zéllo Visconti residiu em Paris por alguns anos. Zéllo também ministra oficinas de arte e atua como palestrante, falando sobre criatividade.

Olha o boi da cara preta – Zéllo Visconti. Arquivo Pessoal

Serviço

Exposição – “Sicolacolou” 

Artista: Zéllo Visconti 

Período: de 21 de setembro a 21 de outubro

Local: Espaço de Vivência Acadêmica – EVA

Entrada gratuita


Com informações: Zéllo Visconti
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.