Estar perto de pássaros nos torna muito mais felizes, afirma a nova ciência

Nós os vemos em quase todos os lugares que vamos, os ouvimos todos os dias, eles vivem em todos os ambientes e, agora, dois novos estudos mostraram que sua mera presença nos deixa mais felizes.

Pesquisas alemãs descobriram que estar cercado por uma grande variedade de pássaros pode aumentar a satisfação com a vida, equivalente a US $ 150 por semana de renda adicional.

Sobre os benefícios surpreendentes da diversidade de espécies o Centro Alemão para Pesquisa Integrativa de Biodiversidade coletou dados da Pesquisa Europeia de Qualidade de Vida de 2012 para medir como a diversidade de espécies em pássaros afetou 26.000 pessoas em 26 países europeus.

“De acordo com nossas descobertas, os europeus mais felizes são aqueles que podem experimentar inúmeras espécies diferentes de pássaros em sua vida diária, ou que vivem em ambientes quase naturais que abrigam muitas espécies”, explica o autor principal do estudo, Joel Methorst, professor da Universidade Goethe de Frankfurt, em comunicado à imprensa.

“Também examinamos os dados socioeconômicos das pessoas pesquisadas e, para nossa surpresa, descobrimos que a diversidade das aves é tão importante para sua satisfação com a vida quanto sua renda”, explica a Profa. Dra. Katrin Bohning-Gaese , também na Goethe University.

Sobre o canto dos pássaros e bem-estar

Foto: Reprodução

No segundo estudo digno de nota, a California Polytechnic University secretamente submeteu os caminhantes do Colorado a um teste que mediu sua sensação de bem-estar ao colocar alto-falantes que tocavam uma variedade de cantos de pássaros ao longo de certas seções de uma rede popular de testes de caminhada – e então entrevistando os caminhantes sobre sua experiência.

“Embora o panorama das propriedades restauradoras da natureza provavelmente envolva vários sentidos, nosso estudo é o primeiro a manipular experimentalmente um único (som) no campo e demonstrar sua importância para as experiências humanas na natureza”, disse Danielle Ferraro, ao imprensa universitária.

Na verdade, os caminhantes nas provas que perceberam tanto mais sons quanto sons mais variados disseram que se sentiram melhor com a vida e com sua experiência em caminhadas do que aqueles que ouviram menos sons e menos sons ao todo.

Temporada de nidificação

Foto: Reprodução

Os benefícios de observar pássaros – ouvir seu canto, perceber as espécies ao nosso redor – também são bons. Um relatório recente da Audubon Society descobriu que as vendas de alimentadores de pássaros, ração para pássaros e aplicativos de observação de pássaros aumentaram durante a pandemia, enquanto as participações no Global Big Day 2020 anual do Cornell Lab of Ornithology quebraram todos os recordes anteriores.

Durante o Grande Dia, os participantes registraram 2,1 milhões de avistamentos de 6.500 espécies. Um recorde histórico de 50.000 participantes enviou mais de 120.000 listas de verificação, quebrando o total da lista de verificação de um único dia anterior em 30%.

A temporada de nidificação está se aproximando rapidamente e, com os bloqueios continuando em muitos estados e países, nunca houve melhor momento para começar a observar pássaros – e, se possível, para tornar sua propriedade um habitat positivo para as aves.


Com informações: GNN / Sciencedaily / Calpolynews

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais… 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.