Exame de sangue capaz de avaliar risco de Alzheimer chegou ao Brasil

O primeiro exame de sangue capaz de detectar os primeiros sinais de Alzheimer chegou ao Brasil recentemente, e promete revolucionar as avaliações de risco e, assim, o tratamento da doença.

A novidade foi aprovada no primeiro semestre desse ano pela Food and Drug Administration (FDA) nos EUA, e em seguida trazida ao Brasil pela empresa Dasa, maior rede de saúde integrada do país.

O exame pode alterar consideravelmente um quadro de saúde relevante: segundo dados do Ministério da Saúde de 2020, 1,2 milhão de brasileiros têm Alzheimer, mas a maioria dos casos não foi diagnosticada.

A inovação se baseia na identificação de dois tipos da proteína beta-amiloide, a 40 e 42, importantes biomarcadores da doença, e utiliza uma tecnologia chamada espectrometria de massas, capaz de detectar moléculas em pequenas concentrações.

Funciona de forma menos invasiva

Segundo médicos, da mesma forma que exames anteriores como avaliação do líquor, o novo método não é de diagnóstico, mas sim de avaliação de risco, mas funciona de forma menos invasiva que a avaliação do líquor, que exige uma punção lombar e chega a custar até três vezes mais.

Os primeiros sintomas do Alzheimer costumam ser discretos, surgindo como perda de memória, dificuldade de executar tarefas cotidianas, desorientação, dificuldades na comunicação, alterações de humor e perda de iniciativa.

Diagnóstico precoce

Apesar de a doença ainda não ter cura, o diagnóstico precoce permite a aplicação de cuidados e tratamentos capazes de desacelerar a progressão dos sintomas, controlar os efeitos e oferecer melhor qualidade de vida ao paciente com Alzheimer.

De acordo com informações, o novo teste através de sangue já está disponível nos laboratórios de medicina diagnóstica da Dasa, como Alta Excelência Diagnóstica, em São Paulo e no Rio, Delboni Auriemo, em São Paulo, Lavoisier, em São Paulo, Bronstein, no Rio, Salomão Zoppi, em São Paulo, Exame, no Distrito Federal, Frischmann Aisengart, no Paraná, Sérgio Franco e Lâmina, no Rio, Cerpe, em Pernambuco, Image e Leme, na Bahia, entre outros.

Imagem de capa: Exame de sangue capaz de avaliar risco de Alzheimer chegou ao Brasil. © fotos: Getty Images. Reprodução | Divulgação | Conexão Boas Notícias

Com informações: Hypeness

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.