Expoarte Paraíba reúne expressões culturais no Centro Cultural São Francisco

As pinceladas na tela, o trançado da renda, a harmonia dos instrumentos, a arte em suas múltiplas expressões. É esse cenário diverso que a Expoarte Paraíba irá apresentar ao público a partir desta quarta-feira (4) até o dia 5 de novembro, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa

A Expoarte Paraíba, promovido pelo Grupo Brasil Empreender Mulheres em Ação (BEM), tem como proposta unir espaço para divulgação das artes e incentivar a economia criativa.

O artista plástico Rodrigues Lima apresenta paisagens do Centro Histórico de João Pessoa a partir da sua percepção. Foto: Divulgação

Das artes plásticas o evento expõe desenhos, pinturas e esculturas de artistas como Clóvis Júnior, Rodrigues Lima, Roberto Holanda, Ana Viana, Cacá Melo, Joab Rocha e Eduarda Aguiar.

As artes visuais como o cinema e a fotografia também não ficam de fora. Durante o encontro serão exibidos o documentário “O Senhor do Castelo”, sobre Ariano Suassuna e a obra “Transubstancial”, produzido a partir de poemas de Augusto dos Anjos. Já no campo das imagens, a Expoarte tem a participação do fotógrafo Guy Joseph.

A atriz Zezita Mato se apresenta nesta quarta-feira (4) na Expoarte. Foto: Divulgação

Nas artes cênicas a atração é a atriz Zezita Matos, com a interpretação de um trecho da peça “Gota D´Água”, de autoria de Paulo Pontes e Chico Buarque, na abertura do projeto. O evento ainda traz apresentações de grupos de dança e elementos do universo circense.

Na ocasião também haverá lançamento de livros como “Sentilência”, do poeta e repentista Oliveira de Panelas, “Chapéu do Meu Avô”, de Luís Augusto Paiva, “Folha Corrida”, do poeta Sérgio de Castro Pinto e demais obras, além de um sarau poético.

A Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música também participa da abertura do evento. Foto: Alessandro Potter/Divulgação

A Expoarte Paraíba também abre espaço para música com as apresentações da Orquestra Prima e da Orquestra de Cordas do projeto Ação Social Pela Música do Núcleo João Pessoa (ASMJP), além de outras atrações.

No artesanato, a variedade de trabalhos invade o espaço com peças da Associação dos Artesãos de Brinquedo Popular da Paraíba, da Associação dos Artesãos Indígenas Potiguara e ainda de outras profissionais que se dedicam ao ofício como as artesãs Marcela Martins e Maria Doralice. A moda também tem vez com as roupas e acessórios em algodão colorido, renda Renascença e Filet, Macramê e em Crochê.

A renda renascença produzida por artesãs paraibanas é uma das atrações do projeto. Foto: Alberi Pontes | Divulgação

A programação e detalhes da Expoarte Paraíba podem ser conferidas na página do evento – Expoarte Paraíba.

Com informações: Expoarte Paraíba / Correio da Paraíba / Revista Edificar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.