Família Pé de Serra: música nordestina nas praças do Brasil

O som da sanfona, do triângulo e do zabumba rasga o barulho do trânsito e do vai e vem de pessoas no Ponto de Cem Réis. Pelo menos uma vez por mês, a praça no centro de João Pessoa é o palco da Família Pé de Serra.

Há cinco anos Valmir Nascimento (37) decidiu reunir o talento das filhas Valbeane (18) e Vitória (7), do filho Valber (13) e da esposa Neide (36).

O grupo natural de Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte (RN), viaja o Brasil com apresentações de forró, o ritmo mais tradicional do Nordeste. Os artistas já se apresentaram em cidades como Fortaleza, Manaus, São Paulo, Campina Grande e também pelo interior da Paraíba.

Família Pé de Serra. Foto: Dalisson Markel

Valbeane do Acordeon, como é conhecida, aos 4 anos já cantava seresta e forró junto com o pai, em barzinho. O seu primeiro instrumento foi o teclado, o mesmo tocado por Valmir. Mas foi pela sanfona que a menina se apaixonou. “A gente trocou o teclado que tínhamos, compramos uma sanfoninha velha e comecei a desenrolar devagarinho”, relembra.

Ver o pai e a irmã sair para tocar também despertou o interesse de José Valber pela música. “Meu pai me chamou num canto e perguntou se eu queria tocar junto com ela também”, recorda o rapaz. Com a mesma idade de Valbeane, o irmão aprendeu a tocar triângulo, ensinado por Valmir. Em seguida, veio a zabumba e também já toca um pouco de sanfona.

Irmãos Valbeane e Valber. Foto: Reprodução

A pequena Maria Vitória divide com a mãe Neide Nascimento o triângulo, mas também adora assumir o microfone. “Meu pai foi colocando cada um da família para tocar um instrumento e daí formou o trio pé de serra”, contou Valbeane.

No repertório do grupo, só os clássicos da música nordestina, eternizados na voz de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Genival Lacerda, Marinês e tantos outros.

Nas apresentações pelas praças e cidades do Brasil, a escolha das canções também é resultado dos pedidos do público. “Como sanfona é sinônimo de forró, a gente só toca esse ritmo”, afirmou a cantora.

Apresentação do grupo no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa (PB). Foto: Marcella Machado

Mesmo com uma carreira artística, Neide e Valmir não descuidam da educação dos filhos. Valbeane cursa o 4ª período do curso de Direito, Valber está no 8ª ano do ensino fundamental e Vitória no 2ª ano. “A gente anda assim, mas eles não deixam de estudar. Estão sempre na escola”, destacou Valmir.

A Família Pé de Serra já gravou três CD’s e dois DVD’s, um deles com a participação do músico Dominguinhos, em um show realizado no Rio Grande do Norte. “Foi o momento mais marcante na trajetória da banda”, lembra Neide.

Participação da Família Pé de Serra em um programa nacional. Foto: Reprodução

Nas apresentações em praça pública, a banda aproveita para vender os trabalhos gravados e também contam com colaboração das pessoas que param para ouvir o trio tocar. Em 2016, o grupo participou de programas nacionais, o Domingo Show e o Legendários, ambos na TV Record.

Representar a música típica do Nordeste é um orgulho compartilhado pela família. “As músicas do forró pé de serra são de letra, têm melodia, falam de sentimentos, das expressões nordestinas. Tenho muito orgulho disso”, enfatiza Valbeane.


          


Família Pé de Serra

Facebook: https://www.facebook.com/Valbeane-sanfoneira-a-família-pé-de-serra

Telefone: (84) 9 8869-5539


Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.