FAO premia projetos de alimentação escolar

O Concurso de Boas Práticas da Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe anunciou nesta segunda-feira (24) as iniciativas vencedoras. No primeiro lugar, está um projeto do Paraguai que compra produtos de 70 agricultores familiares para oferecer refeições em centros de ensino.

O concurso é promovido pela FAO e pelo governo do Brasil. Na avaliação da agência da ONU, o programa mostrou que pequenos produtores conseguem atender à demanda de governos municipais.

O programa Compras da agricultura familiar para alimentação escolar, da cidade de Yhu, garantiu o abastecimento de colégios com alimentos frescos e a um menor custo. Outros avanços foram o uso de mão de obra local e a inclusão dos pequenos produtores no sistema de compras institucionais das autoridades.

2º lugar: El Salvador
Foto: Reprodução

O segundo lugar da premiação da FAO ficou com a iniciativa “Cantinas saudáveis e jovens facilitadores em SAN”, implementada em Cantón San Isidro, El Salvador. O projeto capacita alunos para difundir conhecimentos sobre dietas adequadas entre a comunidade escolar. Outra ação do programa é regular a venda de alimentos nas lanchonetes escolares.

Entre os benefícios trazidos pelo projeto, estão a redução de resíduos, como as embalagens plásticas geradas pelo consumo de fast food; a eliminação das fast foods nos colégios participantes; e melhorias nos hábitos alimentares da comunidade escolar.

3º lugar: República Dominicana
Foto: Reprodução

A experiência “Cultura 3R (reduzir, reutilizar e reciclar)”, de Monte Plata, na República Dominicana, conquistou o terceiro lugar. A estratégia conseguiu recuperar 11,5 toneladas de resíduos tetrapak, além de formar 1,2 mil estudantes em práticas sustentáveis de gestão e reaproveitamento do lixo. Os alunos receberam o título de delegados ambientais.

Outros 120 professores receberam capacitação sobre o tema e 45 centros de ensino foram certificados como Escolas Ambientalmente Sustentáveis. O projeto também treinou 600 estudantes para atuarem como lideranças ambientais.

Melhores práticas
Foto: Reprodução

O concurso da FAO recebeu quase 60 candidaturas de países como Argentina, Chile, Uruguai, El Salvador, Paraguai, República Dominicana e Colômbia. As melhores práticas farão parte de uma publicação digital.

O comitê que avaliou e escolheu os concorrentes foi formado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), FAO e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de novembro, durante evento da FAO para comemorar ao Dia Mundial da Alimentação, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Os três projetos receberão verba para comprar equipamentos e utensílios utilizados no preparo de refeições nas escolas. O primeiro lugar ganhará 5 mil dólares. O segundo, 3 mil. O terceiro, mil.


Com informações: ONUBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.