Festival América do Sul Pantanal: cultura e intercâmbio com os países do continente

Os quilômetros e as horas que separam o Brasil da Bolívia, medidos pela perspectiva da arte e da cultura transforma-se em centímetros. É o que provoca o Festival América do Sul Pantanal (Fasp) que chega a sua 14ª edição.

As atividades do evento que promove debates sobre patrimônio histórico, a economia criativa e as artes de rua são realizadas nas cidades de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul e nas bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

Foto: Eduardo Medeiros

Esse ano o festival será realizado de 24 a 27 de maio. Dança, teatro, cinema, literatura, gastronomia, artesanato e música dos mais diversos gêneros integram a agenda. Serão dezessete horas diárias de programação gratuita, com cerca de duzentas atividades. As atrações do evento foram selecionadas por meio de uma audiência pública.

O rapper Criolo, o coletivo Veraju, o diretor Fabio Flecha, o instrumentista e músico Marcos Assunção, o Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática, a banda Codinome Winchester estão entre as atrações confirmadas. Ao todo, o festival reúne participantes de dez países do continente sul-americano.

Foto: Eduardo Medeiros

As escolas do Mato Grosso do Sul também atuam no evento. “Estudantes de diversas idades farão homenagens aos países que englobam a América do Sul, ressaltando a importância da cultura e cidadania como forma de alavancar a sociedade”, adiantaram os organizadores.

“O Festival América do Sul Pantanal vem se tornando um grande fórum de convergência e miscigenação de culturas”, afirmou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “O festival também está trazendo nomes importantes da música brasileira e do continente”, completou o Athayde Nery, secretário da Cultura e Cidadania do estado.

Foto: Daniel Sampaio

Estão programadas oficinas, palestras, exposições e um seminário sobre cultura e cidadania. Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, estarão representados neste intercâmbio. 

Com informações: Correio do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.