Festuris Gramado: um excelente exemplo de como fazer um evento integrado, com seus atributos criativos

Por Regina Medeiros Amorim

Estive em Gramado (RS), recentemente, coordenando a caravana SEBRAE de lideranças do Brejo paraibano, para visitarem o Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, no Serra Park, o Centro de Feiras e Eventos. Na oportunidade, foi imprescindível sentir a cidade, como um lugar que gera curiosidade, imaginação e criatividade para os que a visitam.

Foi uma viagem com o olhar de vivenciar, observar, refletir e comprovar que, as cidades precisam criar condições para as pessoas pensarem, planejarem e agirem com imaginação. Em qualquer território, a criatividade está presente nos artistas, nos segmentos da economia criativa, mas também nos inovadores sociais e nos gestores públicos interessados em resolver problemas, estimular o empreendedorismo local e inovar de maneira incomum.

Excelente exemplo

O Festival de Turismo de Gramado também foi um excelente exemplo de como ingressar em um novo tempo dos negócios, de como fazer um evento integrado, com seus atributos criativos e o modo como seus habitantes e empresários valorizam as pessoas, características que desejamos para as cidades e regiões em que vivemos.

Com a temática “Ressignificando o Turismo”, o meeting FESTURIS destacou o poder transformador do turismo como ferramenta de transformação das pessoas e da economia. Foi exemplo de empreendedorismo a história do Clóvis Tramontina com a sua paixão, força e coragem pelo que faz e que encantou os participantes. A força da marca e do branding que impulsionam o desenvolvimento do turismo mais competitivo dos destinos, bem como a sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, como desafios fundamentais para acolher a diversidade humana, foram alguns dos temas da gestão do conhecimento, na programação do evento.

Encontro de investidores

Na avaliação dos prefeitos e prefeitas que participaram dessa viagem de imersão, foi consenso a importância de se elaborar e executar o planejamento municipal de turismo, com projetos inovadores e prioritários. Também estão entre as prioridades a realização de um encontro de investidores para viabilizar os projetos de parques temáticos, centros de cultura e equipamentos turísticos nos municípios da região paraibana do Brejo, para potencializar projetos sustentáveis que favoreçam a melhoria da infraestrutura turística dos municípios.

Nos tempos atuais é prioridade combinar cultura e criatividade para reinventar as cidades. O papel do setor público é colaborar com as organizações comunitárias e as empresas privadas, para alcançarem vantagem estratégica e competitividade.

A economia baseada na criatividade e na inovação possibilita a mudança econômica, social, cultural e ambiental, que gera riqueza, aprendizado e demanda por novos tipos de serviços, além de estimular uma inteligência coletiva pelo fácil acesso ao conhecimento.

Importante preservar nas cidades…

Importante preservar nas cidades, a acessibilidade das calçadas e dos atrativos turísticos, o padrão das ruas e bairros, as construções e o casario histórico que são ícones representativos e simbólicos dos lugares.

Para Gramado ser referência como um dos destinos turísticos mais procurados, não precisou destruir a sua arquitetura urbana de origem germânica. A cultura trazida pelos imigrantes que colonizaram a região é perceptível por meio da culinária, festas típicas e arquitetura. A comunidade, empresários e a gestão pública de Gramado, sabiamente souberam preservar a sua memória afetiva, como diferencial turístico.

Todas as cidades também têm suas histórias afetivas e únicas que precisam ser pesquisadas e contadas aos alunos das escolas públicas, gerando pertencimento da comunidade e sustentabilidade. A cultura local também é uma força potencialmente libertadora, que diferencia os destinos turísticos e gera experiências.

“Poder de atração”

Cada cidade tem a sua cultura e suas tradições estão vivas, que absorvem novas ideias e aumentam o seu “poder de atração” para diferentes públicos: investidores, turistas, imobiliárias e a classe criativa.

As cidades precisam desenvolver a sua capacidade de identificar, apoiar, promover e mobilizar seus recursos criativos, a partir de uma consciência coletiva entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que a estimule a acontecer, trazendo bem-estar para todos.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

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E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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