Filipinas: garrafas PET recheadas com lixo plástico viram tijolo ecológico

Uma solução criativa para tentar minimizar o problema e reduzir o impacto do plástico sobre o meio ambiente: o “ecobrick”, um tijolo ecológico, feito com garrafas PET vazias que são recheadas com lixo plástico, como embalagens, canudos, bitucas de cigarro e papel filme (resíduos não biodegradáveis) e que geralmente não são reciclados.

As garrafas devem ser cheias em sua capacidade máxima para que os ecobricks tenham o peso necessário para garantir a segurança da construção.

Exemplificando: uma PET de 250 ml deve pesar 100 gramas, uma de 500 ml 2oo gramas e uma de 1 litro entre 350 e 370 gramas.

Foto: Reprodução

Nas Filipinas, a ONG responsável pelo projeto criou vários pontos de coleta no país onde as pessoas podem doar suas garrafas com lixo.

Foto: Reprodução

Ziggie Gonzales, da organização The Plastic Solution, parceria da Ecobricks nas Filipinas, explica: “Plástico não se decompõe, ou seja, ele praticamente dura para sempre. É importantíssimo minimizar seu uso. A reciclagem tem um limite para este material e para ser reutilizado, é necessário que a matéria-prima seja a mesma. Além disso, só é possível derretê-lo e reusá-lo um certo número de vezes”.

Veja o Vídeo!



Com informações: Conexão Planeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.