Ford cria janelas que permitem aos cegos “sentir” a paisagem

Contemplar a paisagem das montanhas, mar, cachoeiras, rios ou árvores, enquanto viaja. Passageiros cegos ou com deficiência visual, podem ter essa possibilidade, através da janela de carro inteligente.

A Ford começou a trabalhar no desenvolvimento de uma janela de carro inteligente que dará a esse grupo de pessoas a oportunidade de “sentir” a paisagem através do toque.

O dispositivo foi batizado de “Feel the View” (Sinta a Visão), e ainda está em fase de testes e usa uma tecnologia totalmente nova. Ele tira fotos que são transformadas em imagens preto e branco de alto contraste, depois reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais.

Foto: Reprodução

Um simples toque e os diferentes tons de cinza vibram em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente dos passageiros cegos os detalhes da paisagem.

De imediato, um assistente vocal, conectado ao sistema de áudio do carro, com inteligência artificial online, ajuda a situar o contexto da imagem, descrevendo o que está sendo tocado.

A novidade foi criada e desenvolvida pela matriz italiana da Ford e pela GTB Roma, com a colaboração da Aedo, startup italiana especializada em dispositivos para deficientes visuais.

Foto: Reprodução

O Feel the View é uma evolução do método Braile, elevando seu conceito a um novo nível, para além das letras e números. Marco Alù Saffi, da Ford Itália, declara: “Procuramos melhorar a vida das pessoas e vimos nesse projeto uma oportunidade fantástica de ajudar quem tem deficiência visual a experimentar um dos melhores aspectos das viagens de carro. A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples e pode transformar passeios comuns em viagens memoráveis”, diz Marco Alù Saffi, da Ford Itália.

“Feel the View” – Sinta a Visão. Confira o vídeo: 



 Com informações: Ford Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.