Gestão de Carreira Pessoal e Corporativa – Inteligência Emocional e Resiliência

Por Henrique Rossoni

As nossas decisões no dia a dia, são lastreadas pelo QI- quociente intelectual e pelo QE- quociente emocional; que são a razão e a emoção. Se ambas não estiverem no mesmo nível de desenvolvimento, teremos grandes dificuldades para fazer as escolhas mais adequadas que o momento exige.

De um modo geral, os cursos regulares sempre privilegiam o desenvolvimento intelectual dos alunos, pois isto está inclusive no currículo das faculdades; ficando em segundo plano, o desenvolvimento emocional. Posteriormente, esses alunos ao ingressar no mercado de trabalho, irão defrontarem-se com situações de conflitos inerentes ao mundo corporativo, e terão grandes dificuldades para lidar com essa situação. Há, portanto, a necessidade premente em desenvolver cada vez mais o QE – quociente emocional. Como? Buscando cursos e palestras que tratam do assunto, bem como, leituras complementares.

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Aqui neste artigo vamos lançar algumas linhas sobre o tema, incorporando também a resiliência, que é um complemente valioso. As 5 principais áreas da inteligência emocional que você deve procurar aprofundar-se, são: 1) Autoconhecimento emocional – significa a sua capacidade de reconhecer um sentimento, enquanto ele está ocorrendo; 2) Controle emocional – desenvolver a habilidade de lidar (muito bem) com seus próprios sentimentos, nas diversas situações; 3) Automotivação – saber dirigir as suas emoções a serviço de suas metas e objetivos; 4) Reconhecimento das emoções – que ocorrem nas outras pessoas, para saber lidar com as situações de forma assertiva; 5) Desenvolver habilidade da empatia – em todos os relacionamentos inter-pessoais, colocar-se no lugar do outro.

Nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sofisticado e delicado sistema interno de orientação; elas nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar pessoas; quando nos sentimos receosos, buscamos segurança; e quando somos rejeitados nossa necessidade é de aceitação. Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões, quando as conexões emocionais estão danificadas no cérebro, a pessoa não consegue tomar decisão alguma.

Finalmente, a resiliência é a capacidade de superar as adversidades o mais rápido possível (não ficar reclamando o leite derramado). Quanto mais resiliente for uma pessoa, mais chances de sucesso terá, pois não fica perdendo tempo em lamentações. A maioria das situações no ambiente corporativo é envolvida pelo relacionamento entre as pessoas. Desta forma, pessoas com qualidade de relacionamento humano têm mais chances de obter sucesso. Você é admitido pela sua capacidade técnica (razão) e demitido por deficiência na sua capacidade de relacionamento (emoção).

Pense nisso!


Henrique Rossoni

Nascido em Passo Fundo (RS), radicado em João Pessoa (PB) desde 2005. Há mais de 15 anos realiza consultorias, cursos, palestras, e atuando como life coach e headhunter, nas áreas de Gestão de Carreira Pessoal e Desenvolvimento Corporativo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-Graduado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF). Exerceu funções relevantes no Ministério da Saúde e Ministério da Justiça em Brasília, e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Rio de Janeiro (RJ).

Site: http://www.henriquerossoni.com.br/

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E-mail:  hr@henriquerossoni.com.br

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