Homens otimistas têm uma chance melhor de envelhecimento saudável e menos estressante, descobre novo estudo

Um crescente corpo de evidências apoia uma associação entre otimismo e envelhecimento saudável.

Um novo estudo descobriu que ser mais otimista parece promover o bem-estar emocional, limitando a frequência com que os homens mais velhos experimentam situações estressantes, como discussões, ou afetando a maneira como interpretam esse estresse.

“Este estudo testa uma explicação possível, avaliando se pessoas mais otimistas lidam com o estresse diário de forma mais construtiva e, portanto, desfrutam de melhor bem-estar emocional”, disse a autora correspondente Lewina Lee, PhD, psicóloga clínica e professora assistente de psiquiatria na Boston University School of Medicine.

Os pesquisadores investigaram por mais de uma década os mesmos 233 homens mais velhos que preencheram um questionário de otimismo. 14 anos depois, eles relataram estressores diários, juntamente com humores positivos e negativos, em oito noites consecutivas, três vezes ao longo de um período de 8 anos.

Humor mais positivo

Eles descobriram que homens mais otimistas relataram não apenas um humor negativo mais baixo, mas também um humor mais positivo (além de simplesmente não se sentir negativo).

Eles também relataram ter menos estressores – o que não estava relacionado ao seu humor positivo mais alto, mas explicava seus níveis mais baixos de humor negativo, de acordo com as descobertas publicadas no Journals of Gerontology, Series B: Psychological Sciences and Social Sciences .

Estudos têm apoiado cada vez mais a ideia do otimismo como um recurso que pode promover boa saúde e longevidade.

Um estudo de 11 anos concluído em 2016 mediu o otimismo e o pessimismo de 2.267 homens e mulheres com mais de 52 anos à medida que envelheciam e descobriu que aqueles que morreram de doença cardíaca coronária eram mais pessimistas do que a média.

Outro pesquisador que examinou as ligações entre otimismo e saúde do coração em 5.100 adultos relatou em 2015: “Indivíduos com os mais altos níveis de otimismo têm duas vezes mais chances de ter uma saúde cardiovascular ideal em comparação com seus colegas mais pessimistas”.

Um estudo de Harvard que analisou quase 7.000 idosos contou que as pessoas mais otimistas tiveram um risco reduzido de 73% de insuficiência cardíaca durante o período de acompanhamento.

O que causa essas associações entre otimismo e saúde? 

Lee disse que sabemos muito pouco sobre os mecanismos subjacentes. “O estresse, por outro lado, é conhecido por ter um impacto negativo em nossa saúde. Portanto, ao analisar se as pessoas otimistas lidam com os estressores do dia-a-dia de maneira diferente, nossas descobertas aumentam o conhecimento sobre como o otimismo pode promover uma boa saúde”, diz Lee.

Especialmente à medida que as pessoas envelhecem.


Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.