Instante 70: uma exposição comemorativa do fotógrafo Guy Joseph

Um giro de 70 anos de idade e a fotografia como centro. Assim o artista plástico, designer gráfico e fotógrafo Guy Joseph comemora a data do seu septuagésimo aniversário, completado em 2017. “Instante 70” é o título do projeto que reúne uma série de exposições, documentário e um livro, com uma retrospectiva da obra do paraibano.

A mostra que inaugura o projeto traz uma seleção de 100 fotografias mais representativas da trajetória do artista. O lançamento está marcado para o dia 8 de maio, na Estação Cabo Branco, Ciência Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, às 18h.

Foto: Guy Joseph

As fotos da exposição foram impressas pela técnica Fine Art. Além da vivacidade das imagens, o processo digital garante a longevidade, conservação e preservação das obras. Na Paraíba, Guy Joseph é pioneiro na utilização da impressão digital Fine Art.

O trabalho do pessoense começou ainda no curso de desenho e pintura do Setor de Artes Plásticas, no antigo Departamento Cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na década de 1960. Mas o envolvimento com a fotografia mesmo teve início quando passou a morar no Rio de Janeiro, aos 22 anos de idade, de onde só retornou em 1981. A cidade foi uma das primeiras inspirações do artista.

Fotografia da performance ‘Intervalo das Águas e Domiciliares’, de 2007, João Pessoa. Foto: Guy Joseph

Ao longo da carreira já lançou três livros, “América, América”, um álbum de serigrafias, de 1968, “Terra da Gente Paraíba”, resultado de uma expedição fotográfica pelo estado, entre 2003 e 2006, e “Bananeiras: Recortes”, em 2011. A quarta obra do artista será apresentada no evento e leva o mesmo nome da exposição “Instante 70”. O livro tem projeto gráfico desenvolvido pelo poeta e editor Juca Pontes.

Hildeberto Barbosa, Germana Bronzeado, Marco Di Aurélio, Gonzaga Rodrigues e Ana Adelaide Peixoto Tavares são alguns dos personagens da vida intelectual paraibana que deram depoimentos para o documentário que integra a mostra. No vídeo, as personalidades contam como é ter uma mente criativa e produtiva após os 50 anos de vida.

Fotografia de 1974, Rio de Janeiro. Foto: Guy Joseph

Produzido pelo fotógrafo, publicitário e documentarista Hélio Costa, a grande maioria dos depoimentos reflete uma nova visão dos que souberam alcançar a idade avançada com otimismo e inteligência.

O título do projeto é inspirado no “momento decisivo”, do francês Henri Cartier-Bresson. “Ele definia assim o exato momento em que o fotógrafo dispara e captura uma imagem única, que nunca mais se reproduzirá da mesma maneira. Assim, por se tratar de um acontecimento que encerra a ideia de reflexão, renovação e, ao mesmo tempo, ponto de partida para novas descobertas e experiências artísticas, o Instante 70 abriga uma inquietação filosófica e intelectual que me impele a continuar capturando, num átimo de segundo, o fantástico mundo das situações, formas e cores que nos cercam”, contou Guy Joseph.

Bastidores da produção do documentário. Foto: Antônio David

A exposição “Instante 70” ficará em cartaz durante todo o mês de maio e junho. O projeto também deve ser levado para outros pontos da Capital paraibana, que ainda estão sendo definidos.

Contato

Fanpage: https://www.facebook.com/guyjoseph70/

Facebook: https://www.facebook.com/guyjoseph.cavalcanti

Fotos: https://www.flickr.com/photos/guy_joseph/

E-mail: guyjosephfotografo@gmail.com


Com informações: WScom / Guy Joseph

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.