Itália realiza ‘G37’ da poesia em simultâneo com o G7

De um lado, a sisudez dos chefes de estados. Do outro, a expressividade dos pensadores. Em paralelo a cúpula do G7, a Itália realiza o G37, um encontro do conhecimento e da poesia. O evento deve reunir poetas, intelectuais e escritores contemporâneos do país e de outras nações.

Cerca de 30 km separam estes dois universos. O encontro poético acontece de 25 a 28 de maio nos municípios de Savoca, Linguaglossa e Castiglione di Sicilia. Já a reunião dos principais líderes do planeta tem como sede a cidade de Taormina, também na Itália, de 26 e 27 deste mês.

Castiglione di Sicilia, uma das cidades a receber o G37. Foto: Reprodução

O G37 é organizado pela Fundação Fiumara d’Arte. A iniciativa tem como objetivo dar ênfase a cultura e ao conhecimento, gerar reflexões na sociedade e produzir um manifesto ético para ser entregue às novas gerações.

O evento também envolve milhares de jovens de escolas. Nas últimas semanas, os professores das instituições participantes têm auxiliado os alunos na construção de poemas cujo tema principal é o conhecimento.

“A poesia abraça o que uma fronteira divide”. Foto: Reprodução

Segundo Antonio Presti, presidente da instituição, a ideia não é se contrapor ao encontro das potências mundiais. “O G37 será como um mantra, uma melodia sutil que vai orientar de forma diferente a aparência desta terra, daqui da Sicília, com suas contradições, que é uma síntese perfeita. O poema vai afirmar a superioridade do princípio da Beleza e da autonomia do conhecimento como um pensamento coletivo. O conhecimento é a maior potência do mundo”, afirmou.

Presti destacou o valor do tema central do evento. “O poder do conhecimento revela o engano do poder econômico. O futuro sustentável, a democracia, a economia, só pode garantir através de um caminho de conhecimento”, disse.

“Uma página branca é uma poesia escondida”. Foto: Reprodução

Na lista do G37 estão autores como Antonella Anedda, Alessio Arena, Franco Arminio, Maria Attanasio, Mariano Baino, Michaël Batalla, Alberto Bertoni, Elisa Biagini, Tiziano Broggiato, Dome Bulfaro, Sebastiano Burgaretta, Tiziana Cera Rosco, Giuseppe Condorelli, Giuseppe Conte, Milo De Angelis, Gianni D’Elia e Roberto Deider.

Ainda compõem o evento Antonio Di Mauro, Flavio Ermini, Giovanni Fontana, Biancamaria Frabotta, Gabriele Frasca, Biagio Guerrera, Andrea Inglese, John Robert Keene, Rosaria Lo Russo, Roberto Mussapi, Luigi Nacci, Aldo Nove, Carmelo Panebianco, Elio Pecora, Antonio Riccardi, Margherita Rimi, Cia Rinne, Evelina Schatz, Marco Simonelli, Ida Travi e Sara Ventroni.

Com informações: Isto É / GuidaSicilia / AdnKronos / CataniaGaiaItalia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.