Libanês constrói turbina eólica com plástico reciclado, produzindo eletricidade para sua família e vizinhos

Ele usou vídeos do YouTube, livros e artigos científicos para construir a turbina que está funcionando e produzindo eletricidade


Na ventosa província de Akkar, no noroeste do Líbano, um estudante de literatura aprendeu engenharia sozinho para construir uma turbina eólica no telhado de sua avó.

Com a eletricidade fornecida pelo governo mais uma boa teoria do que uma realidade diária, os painéis solares se tornaram onipresentes na região.

No entanto, Mohamad Sabsabi, de 25 anos, usou materiais encontrados (velhos tambores de água, vigas de aço e uma roda de carroça – com a ajuda de soldadores locais), para construir sua própria turbina eólica do tamanho de um pequeno carrossel que plantou no telhado.

Ele espera…

Estudante de literatura francesa, Sabsabi abandonou a universidade quando a hiperinflação o impossibilitou de continuar pagando as mensalidades. Ele usou vídeos do YouTube, livros e artigos científicos para construir a turbina que está funcionando e produzindo eletricidade.

Em um país onde os painéis solares se tornaram onipresentes, Sabsabi espera que as turbinas eólicas de fabricação libanesa possam ser uma alternativa mais acessível e simples que possa ser produzida localmente. O libanês está na expectativa que uma indústria eólica no norte do Líbano surja na esteira de sua invenção, que ele diz querer compartilhar com seus vizinhos.

Mohamad Sabsabi conserta o protótipo de um carvão arghileh elétrico em sua casa em Bebnine, província de Akkar. (Crédito: João Sousa/L’Orient Today) | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Qualquer pessoa sem painéis solares fica sem energia por quase 1 ou 2 horas durante o dia, e as turbinas eólicas, que podem ser feitas de sucata além dos componentes elétricos, podem ser uma solução fácil.

“Não sei quanto tempo vai demorar, mas estou otimista”, disse Sabsabi ao L’Orient Today.

“Não precisamos depender da China e não precisamos pagar por geradores locais”, conclui. 



Com informações: GNN / Good News Today

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.