lixo gerado por EPIs em hospitais é transformado em tijolos

Desde o começo da pandemia, as máscaras descartáveis se tornaram uma preocupação por conta da produção de lixo. Agora, o indiano Binish Desai, um empreendedor social de 27 anos conhecido como “O Reciclador da Índia”, encontrou uma solução bastante eficaz para reutilizar os equipamentos de proteção individuais: transformá-los em tijolos. 

Há cerca de quatro anos, Desai começou a desenvolver materiais de construção utilizando resíduos produzidos em fábricas de papel associados a extratos de plantas e outro elementos. Com a pandemia, ele percebeu que poderia utilizar também as máscaras de TNT e luvas como matérias-primas. Os tijolos são feitos 52% de EPIs misturados a resíduos de papel e aglutinantes.  

“Fomos capazes de criar uma versão 2.0 atualizada de nosso tijolo, em que usamos máscaras usadas junto com nossa receita de tijolo anterior, tornando-o ainda mais leve e forte do que nossos tijolos existentes”, escreveu o jovem em sua conta no Instagram. Desai já foi citado pela “Forbes” em sua lista de personalidades mais importantes com menos de 30 anos da Ásia. 

Binish Desai já foi considerado pela revista Forbes como uma das pessoas mais influentes na Ásia com menos de 30 anos. Foto: Binish Desai | Instagram
O tijolo de EPI pensado pelo empreendedor social Binish Desai.  Foto: Binish Desai | Instagram

De acordo com o empreendedor, o material é resistente a infiltrações, pragas e bastante resistente ao fogo. Além de levarem pouco tempo para ficarem prontos: cerca de três dias. Desai está à procura de investidores para que o tijolo seja produzido em larga escala. Isso inclui encontrar apoio para realizar a captação do material descartado em hospitais, tarefa complexa ainda mais quando se fala de um vírus tão contagioso. 


Com informações: Hypeness

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.