Lúcio Vilar e a sedução das janelas

Numa cidade qualquer de qualquer interior do Brasil, a janela é o único ponto de apoio necessário para que as pessoas vislumbrem o mundo ao redor. Por ela, passa boi, o homem do leite, um carro de som anunciando a liquidação no armazém de Seu Zé e as inevitáveis conversas com os vizinhos. Através desses diálogos, a troca de informações sobre a vida da própria comunidade e o que acontece também além-mar. Isso até o advento do rádio e depois da televisão, fazendo com que a janela passe a ter cada vez mais uma conotação simbólica, diria até mais poética, que remonta a um tempo esmagado pelo poder avassalador dos meios de comunicação.

Em síntese é disso que trata o livro Janelas da sedução cotidiana, de autoria do jornalista paraibano Lúcio Vilar, lançado pela Editora Universitária. O livro é importante para qualquer estudioso (ou curioso) do fenômeno da Comunicação Social, por fazer um resgate minucioso dos primórdios da radiofonia paraibana e de suas consequências na mudança de comportamento que impõe às comunidades mais interioranas. Apesar de se prender ao universo do Alto Sertão paraibano, mais especificamente na região polarizada por Cajazeiras, Vilar expande esse campo de ação, na medida em que desenvolve seu trabalho citando exemplos e estudos sobre outras regiões do país onde aconteceram fenômenos semelhantes.

Embora tenha nascido fruto de um trabalho acadêmico, o livro de Lúcio Vilar seduz o leitor em uma narrativa fluente e ágil. Sobram depoimentos interessantes sobre a pré-história da radiofonia em Cajazeiras, de pessoas abalisadas como Mailson da Nóbrega, Nonato Guedes e Tarcizo Telino, entre outros. Os depoimentos são confrontados de forma inteligente pelo narrador, sempre mostrando os lados positivos e negativos dos assuntos abordados. Também não faltam episódios pitorescos dos primórdios da Comunicação no Alto Sertão. Como o da visita de Assis Chateaubriand a Cajazeiras. Conta Lúcio Vilar a versão de José Gonçalves: Chateaubriand instalou um sistema de TV no comício; ele falava no palanque e a imagem dele aparecia no monitor. Este fato revolucionou a cidade, porque o povo todo só havia falado de televisão, ninguém na verdade havia visto uma. O engraçado é que o povo deu as costas para o palanque, correndo para o outro lado da rua, onde estava a televisão.

O livro não se atém apenas aos fatos engraçados. Ele aborda o surgimento das emissoras de rádio e as sucessivas crises econômicas que alteraram a grade de programação. Conta como foi a instalação da FM pioneira no Sertão – a Patamuté. Também narra os bastidores que provocaram a venda das duas emissoras Ams que polarizavam a audiência dos ouvintes da região até o final da década de 80.

Depois chega às retransmissoras de canais de televisão. As influências da velha Tupi na comunidade e nos próprios programas radiofônicos. O talentoso Zeilto Trajano, por exemplo, quebrava discos no ar, no melhor estilo Flávio Cavalcanti. Surgem os televizinhos e a Televisão cria um outro tipo de janela. Em seguida, as antenas parabólicas, aquecendo o comércio e impondo novas realidades e costumes para a região.

Janelas da sedução cotidiana não é um livro pessimista. Como diz a apresentação do professor Mauro Wilton de Sisa, ele descobre no interior de percursos culturais vividos em Cajazeiras, na Paraíba, que não é porque a TV é nova que suplanta o rádio, assim como esse não suplante outras expressões culturais locais. Na verdade, as janelas apenas mudam suas estruturas arquitetônicas. Elas agora são eletrônicas e ampliam o olhar do observador para além dos limites do seu próprio universo. As pessoas ainda utilizam as calçadas para trocar informações, mesmo que seja sobre o último capítulo da novela das oito. Ao meio-dia, mantém a audiência dos programas radiofônicos. Sob as bênçãos de Santa Clara.


Linaldo Guedes

 Jornalista e poeta. Nascido em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Radicado em João Pessoa desde 1979. Como poeta, lançou os livros “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (A União/Texto Arte Editora, 1998), “Intervalo Lírico” (Editora Dinâmica, 2005), “Metáforas para um duelo no Sertão” (Editora Patuá, 2012) e “Tara e outros Otimismos” (Editora Patuá, 2016). Lançou, em 2015, “Receitas de como se tornar um bom escritor”, pela Chiado Editora, de Portugal.

Tem textos e poemas publicados em dezenas de livros lançados no Brasil, incluindo antologias. Sua produção literária e fortuna crítica podem ser acessadas nos seguintes blogues:

Site: https://conversandosobrelinaldoguedes.wordpress.com/

Site: https://linaldoguedes.wordpress.com/

E-mail: linaldo.guedes@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.