Lucy: pianista cega e autista de 13 anos é premiada em Londres

Garota de 13 anos, que é autista, executou o Arabesque de Debussy no Royal Festival Hall


Uma pianista cega de 13 anos foi coroada a vencedora da série The Piano, do Channel 4, na noite de quarta-feira, após sua apresentação no Royal Festival Hall. 

Lucy, 13, que tem autismo, impressionou o público durante a final do show, que aconteceu depois que ela deixou os espectadores em lágrimas depois de apresentar Chopin em uma estação de trem no mês passado.  

O show,  apresentado por Claudia Winkleman , envolve membros do público se apresentando em estações de trem em todo o Reino Unido, enquanto os juízes assistem em uma sala secreta.

A estrela pop Mika e o pianista Lang Lang selecionam um pianista no final de cada episódio para se apresentar na final. 

Surpreendente

Mika elogiou a versão “de cair o queixo” de Lucy da música e disse: “Coisas mágicas acontecem com a música que vão contra todas as probabilidades e todas as limitações.”

A cantora acrescentou: “É surpreendente quando isso acontece. Quando aconteceu em Leeds, quando Lucy se apresentou, foi de cair o queixo – foi a coisa mais humilhante que você poderia ver.”

Antes da final, a mãe de Lucy explicou que a música era a maneira pela qual sua filha se comunicava com o mundo.

Lucy, cega e autista, foi coroada a vencedora da série do Channel 4, The Piano, na quarta-feira, após sua apresentação no Royal Festival Hall | Foto: reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias
A pianista em ascensão impressionou o público durante a final do show, que aconteceu depois que ela deixou os espectadores em lágrimas depois de tocar Chopin em uma estação de trem no mês passado | Foto: reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

A mãe de Lucy disse: “É uma experiência única na vida que nenhum de nós jamais esquecerá. Foi literalmente uma mudança de vida, esse tipo de evento geralmente não acontece em nossas vidas.”

Durante sua primeira aparição no programa, um clipe da performance de Lucy foi postado no Twitter pela conta oficial do Channel 4, deixando os telespectadores incrivelmente emocionados.

Sua performance hipnotizante atordoa a multidão na estação que assiste com admiração, com pessoas online dizendo que ficaram “chorosas” depois de assistir ao clipe.

No início do clipe, Lucy é conduzida ao piano por um homem que a ajuda a encontrar seu lugar, enquanto Winkleman fala com a mãe de Lucy.

A mulher revela que Lucy, que é neurodivergente, cobre os ouvidos quando as pessoas a aplaudem.

A mulher explica: “Ela gosta de aplausos, mas não gosta do som dos aplausos. Então os dedos dela entram nos ouvidos por razões sensoriais.”

Quando Winkleman pergunta se ela precisa dizer à multidão para não bater palmas, a mulher insiste que Lucy “adora os aplausos”. 

Juiz Mika elogiou a versão “de cair o queixo” de Lucy da música, ele disse a PA: “Coisas mágicas acontecem com a música que vão contra todas as probabilidades e todas as limitações” | Foto: reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias
O show, apresentado por Claudia Winkleman, envolve membros do público se apresentando em estações de trem em todo o Reino Unido, enquanto os juízes assistem em uma sala secreta | Foto: reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Uma multidão se forma ao redor do piano, com muitas pessoas gravando-a em seus telefones. Enquanto isso, Mika e Lang Lang, que assistem ao clipe em uma sala separada, parecem visivelmente comovidos e assistem à apresentação de boca aberta.

A certa altura, Mika leva a mão à boca e parece lutar contra as lágrimas.

Lang diz: “É inacreditável que ela possa tocar esta peça. Como – como ela estuda? Quero dizer, é incrível”.

Enquanto Lucy termina a peça e a multidão a aplaude, pode-se ouvir Lang dizendo: “Oh meu Deus. Ai, meu Deus, isso é… isso é impossível”.

__________

“Coisas mágicas acontecem com a música que vão contra todas as probabilidades e todas as limitações.”

__________



Com informações: Mail Online / Independent
 
Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.