Maçãs, chá e moderação: os 3 ingredientes para uma vida longa

Uma nova pesquisa diz que o consumo de itens ricos em flavonóides, como maçãs e chá, protege contra o câncer e doenças cardíacas, particularmente para fumantes e bebedores pesados.

Pesquisadores da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade Edith Cowan (ECU) analisaram dados da coorte Diet, Câncer e Saúde da Dinamarca que avaliaram as dietas de 53.048 dinamarqueses em 23 anos.

Eles descobriram que as pessoas que habitualmente consumiam quantidades moderadas a altas de alimentos ricos em flavonóides, compostos encontrados em alimentos e bebidas à base de vegetais, eram menos propensos a morrer de câncer ou doenças cardíacas.

O pesquisador chefe, Dr. Nicola Bondonno, disse que enquanto o estudo, publicado na Nature Communications, encontrou um risco menor de morte naqueles que comiam alimentos ricos em flavonóides, o efeito protetor pareceu ser mais forte para aqueles com alto risco de doenças crônicas. tabagismo e aqueles que bebiam mais de duas bebidas alcoólicas padrão por dia.

Foto: Reprodução

“Estes resultados são importantes, pois destacam o potencial para prevenir o câncer e doenças cardíacas, incentivando o consumo de alimentos ricos em flavonóides, especialmente em pessoas com alto risco dessas doenças crônicas”, disse ele.

“Mas também é importante notar que o consumo de flavonóides não contraria todo o risco aumentado de morte causado pelo tabagismo e alto consumo de álcool. De longe, a melhor coisa a fazer pela sua saúde é parar de fumar e reduzir o consumo de álcool”, salientou.

“Sabemos que essas mudanças no estilo de vida podem ser muito desafiadoras, por isso o encorajador consumo de flavonóides pode ser uma nova maneira de aliviar o risco aumentado, ao mesmo tempo em que estimula as pessoas a parar de fumar e reduzir a ingestão de álcool”, apontou.

Foto: Reprodução

Os participantes que consomem cerca de 500 miligramas de flavonóides totais por dia tiveram o menor risco de câncer ou morte relacionada à doença cardíaca.

“É importante consumir uma variedade de diferentes compostos flavonóides encontrados em diferentes alimentos e bebidas à base de plantas. Isso é facilmente alcançável através da dieta: uma xícara de chá, uma maçã, uma laranja, 100 gramas de mirtilos e 100 gramas de brócolis fornecem uma ampla variedade de compostos flavonóides e mais de 500 miligramas de flavonóides totais ”, destacou

Bondonno disse que embora a pesquisa tenha estabelecido uma associação entre o consumo de flavonóides e o menor risco de morte, a natureza exata do efeito protetor não era clara, mas provavelmente seria multifacetada.

“O consumo de álcool e o tabagismo aumentam a inflamação e danificam os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de uma série de doenças.”

“Os flavonóides demonstraram ser anti-inflamatórios e melhorar a função dos vasos sanguíneos, o que pode explicar por que eles estão associados a um menor risco de morte por doença cardíaca e câncer.

Bondonno disse que o próximo passo para a pesquisa é examinar mais de perto quais tipos de câncer de coração são mais protegidos pelos flavonóides.


Com informações: GNN / Nature Communications / Edith Cowan University

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.