Maior veículo elétrico do mundo: um caminhão basculante de 110 toneladas

Um caminhão basculante é o maior veículo elétrico do mundo – e como gera toda a eletricidade necessária para o transporte, ele nem precisa ser recarregado manualmente.

Em Biel, na Suíça, uma pedreira está operando o maior veículo elétrico do mundo: o Elekto Dumper – também conhecido como eDumper, um caminhão basculante de 110 toneladas – usado para transportar calcário e rochas dos cumes das montanhas suíças até uma fábrica de cimento. Talvez o melhor de tudo seja que ele não consome energia.

O veículo trabalha subindo ladeiras íngremes com uma carga vazia. Uma vez carregado com até 65 toneladas de minério, ele usa um “sistema de frenagem regenerativa” para capturar toda a energia criada ao viajar ladeira abaixo, para que possa se alimentar completamente para a sua próxima subida.

Foto: Reprodução

Como isso é possível?

Kuhn Schweitz, a empresa de fabricação alemã responsável pela criação do eDumper, diz que, fazendo uma média de 20 viagens para cima e para baixo em uma montanha todos os dias, os caminhões são capazes de gerar mais de 200 quilowatt / hora de energia excedente diariamente, ou 77 megawatts – horas por ano.

Coletivamente, os caminhões já economizaram cerca de 76.000 litros de diesel e 200 toneladas de CO2 de entrar na atmosfera desde que foram revelados em abril. Os pesquisadores estimam que os veículos continuarão economizando até 1.300 toneladas de CO2 e 500.000 litros de diesel nos próximos dez anos.

_______

“Essa é a aplicação do mundo real do VE. Tornando-o mais barato, mais eficiente e mais ecológico.”

_________

Foto: Reprodução

A CNN recentemente levou o piloto de Fórmula E Lucas DiGrassi para testar a máquina, de propriedade da empresa de cimento suíça Ciments Vigier SA. Ele relatou ter atingido o topo da categoria com 80%, depois recuperando a carga da bateria para 88% no caminho para baixo (não muito diferente da experiência de nosso escritor com um Chevrolet Bolt EV nas Montanhas Rochosas ).

Marcando essa viagem cerca de 20 vezes por dia, Kuhn Schweitz diz que o eDumper produz 200 kwh de energia excedente todos os dias, ou 77 megawatt-hora por ano. Um caminhão basculante típico usa entre 11.000 e 22.000 galões de diesel por ano. Isso economiza até 196 toneladas de gás carbônico por ano com aquecimento global.

“Isso é pura mágica”, disse à CNN o piloto Lucas di Grassi, depois de ser apresentado aos caminhões. “Essa é a aplicação do mundo real do VE. Tornando-o mais barato, mais eficiente e mais ecológico”, afirmou. 

Elektro Dumper

Foto: Reprodução

O Elektro Dumper – eDumper para abreviar – fabricado por Kuhn Schweitz, é baseado em um Komatsu HB 605-7: 30 pés de comprimento, 14 pés de largura e 14 pés de altura. Os pneus têm seis pés de altura e a cama de despejo chega a mais de 28 pés, totalmente elevada.

Kuhn Schweitz acrescenta uma bateria de 600 quilowatts-hora – grande o suficiente para seis Tesla Model Ses de longo alcance – da Lithium Storage que pesa 9.000 libras.

Lucas di Grassi fala sobre o caminhão inovador. Confira o vídeo:



Com informações: GNN / CNN / Green Car Reports 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.