Mais de 2,5 mil pessoas estão curadas do novo coronavírus no Maranhão, diz SES

Secretaria de Saúde divulgou também em boletim que 660 profissionais de saúde estão curados da doença. Mais de 5 mil pessoas estão em isolamento domiciliar no estado.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 9801 infectados pelo novo coronavírus, 2529 pessoas estão curadas no Maranhão. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (13) por meio de boletim epidemiológico, que mostra também que 470 morreram pela Covid-19 no estado.

Quanto aos profissionais de saúde, 729 foram infectados, 660 estão curados e 12 morreram.

A doença infectou pessoas em 171 municípios do estado e a maioria está em tratamento por meio do isolamento domiciliar. São 5723 pessoas nesta condição. Nos hospitais públicos e privados, 741 pessoas estão em enfermarias e 338 estão em leitos de UTI.

O Maranhão tem ainda 4406 casos suspeitos da doença, 9441 já foram descartados e, segundo a SES, o Maranhão fez até a noite desta quarta-feira, 19.193 exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19.

Casos públicos

Um dos casos que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. A paciente Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19 (vídeo acima). Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada.

Jociele foi a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril. Mesmo curada da doença, ela continua em um leito de enfermaria da unidade, até receber alta do serviço de obstetrícia. De acordo com a assessoria da unidade, mãe e bebê passam bem.

Outro caso de pacientes curados no Maranhão foi da Aldene da Silva Nascimento, que ficou internada no Hospital Macroregional de Imperatriz. Quando voltou pra casa, Aldene foi recebida com festa e até foguetório pela família e amigos

Outro caso de uma pessoa curada no Maranhão foi do vereador de Imperatriz, Manoel Conceição de Almeida, o Bebé Taxista (PEN). Ele chegou a ficar seis dias na UTI do Hospital Santa Mônica e se recuperou. Depois que saiu do hospital, o vereador pediu orações para o filho, que também está doente e em tratamento na UTI.

Curado da Covid-19, vereador comemora volta para casa, mas entra em nova batalha pelo filho na UTI. Foto: Redes Sociais | Reprodução

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus. Foto: Arte | G1 | Reprodução

Com informações: G1

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.