Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas ganham um Memorial

A estrutura histórica do Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió guarda mais um tesouro: a memória. Fotos e a história de vida dos Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas compõem agora o Memorial criado no estado para salvaguardar a trajetória dos protagonistas da cultura.

O espaço tem como intuito resgatar, valorizar e preservar a trajetória do mestres e mestras que detêm os conhecimentos e técnicas de manifestações culturais, tradicionais e populares de Alagoas.

O estado conta com 38 mestres atuantes. Os Mestres do Patrimônio Vivo, passaram a ser documentados pela Lei Estadual nº 6513/04. Desde 2005, quando criada, a lei já registrou 51 personalidades da cultura tradicional ou popular nas áreas de danças e folguedos, literatura oral ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato e outras.

Lizanel Cândido da Silva, conhecido como Mestre Jacaré. Foto: Aílton Cruz

Entre os mestres em atuação no estado de Alagoas estão Dona Irinéia, Seu Deca, Maria do Padeiro, Jaçanã, Dona Flor, Palhaço Biribinha, Expedito Tavares, Chau do Pife, Canarinho das Alagoas, João Procópio, Zé Hum, Nelson da Rabeca,  Dedeca, Zezito Guedes, Dona Lourdes, Bia de Viçosa, João de Lima, Mãe Neide, Juvêncio dos Santos, Pancho, Pedroca, Jacaré, Jorge Calheiros, Dadá, Nadeje, João das Alagoas, Arthur Morais, Benedita Traira, André Joaquim, Juvenal Domingos, Claudionor Higino, Bertolina Nunes, José Laurentino, Zeza do Coco, Vânia Oliveira, Maria Severiano, Antônio Selestino e Iraci Bomfim.

Expor a vida e a obra é uma homenagem pública ao trabalho realizado pelos personagens marcantes da cultura de Alagoas. “É superimportante reconhecer esses artistas que preservam nossa cultura, repassando os seus saberes populares para as novas gerações”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Memorial reúne fotos e a história de vida dos Mestres do Patrimônio Vivo. Foto: Divulgação

Além dos trabalhos desenvolvidos em suas respectivas comunidades, os mestres e mestras da cultura alagoana transmitem as suas tradições por meio do projeto Laboratório Vivo. Este ano ocorreram oficinas de capoeira como o mestre Jacaré e de artesanato com Dona Irinéia, por exemplo. Bilro e madeira, junto com folguedos locais, devem ser as temáticas ensinadas em 2018.

O Memorial dos Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas foi lançado na sexta-feira (15) e inaugurado na manhã desta segunda-feira (18).

Serviço

Memorial dos Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas

Local: Museu Palácio Floriano Peixoto, Centro, Maceió (AL)

Visitação: 9h às 16h

Telefone: (82) 3315-7874


Com informações: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.