Ministério lança cartilha sobre as brincadeiras tradicionais

A cultura do brincar. A brincadeira pode parecer apenas um passatempo despretensioso, mas, quando o assunto é desenvolvimento infantil, Corre, Cutia é referência em exercícios que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a agilidade e a força muscular.

____________

Corre cutia, de noite e de dia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão, caiu no chão, moça bonita do meu coração. Pode jogar? Pode! Ninguém vai olhar? Não! 

____________

A recreação típica da região Centro-Oeste é uma das 42 atividades listadas na cartilha Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares na Primeira Infância, que foi lançada pelo Ministério da Cidadania, na terça-feira (28), Dia Internacional do Brincar, durante o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará, em Fortaleza, que contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

A cartilha reúne também brinquedos da cultura tradicional do Brasil para a primeira infância, divididos por faixa etária, desde o nascimento até os seis anos. Está disponível on-line neste link e na página do Programa Criança Feliz, no portal da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.

Ministro Osmar Terra em Seminário Internacional Mais Infância Ceará: A Garantia dos Direitos das Crianças na Construção de um Futuro Sustentável – Fortaleza (CE). Foto: Reprodução

“Estudos comprovam que 70% do desenvolvimento cerebral se dão até os três anos de idade. O lúdico, a imaginação, a experimentação do mundo pelo brinquedo e a brincadeira são instrumentos de enriquecimento do modo de vida e do desenvolvimento pleno das crianças”, explica Osmar Terra, que é médico e especialista em neurociência.

Segundo o ministro, a cultura do brincar é importante e necessária não apenas para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões (linguagem, motricidade, neurodesenvolvimento e área socioafetiva), mas como retrato de um patrimônio imaterial valioso, que reflete a história do Brasil.

Criança Feliz

Foto: Reprodução

A cartilha faz parte do Programa Criança Feliz, esforço interministerial envolvendo os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Educação, e da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Participaram da construção desse guia organizações de todo o Brasil que atuam junto à cultura do brincar, além de equipes de escolas estaduais e de unidades básicas de saúde. 

Promover o desenvolvimento adequado nos primeiros anos de vida de um ser humano é o preceito fundamental do Programa Criança Feliz. Entre outras medidas, a ação trabalha o lúdico como forma de incentivar a criança a atingir todo o seu potencial.

Em visitas semanais, técnicos capacitados levam conhecimento aos pais e atividades para estimular os pequenos de até três anos que recebem o Bolsa Família e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Foto: Reprodução

A cartilha vai contribuir com o trabalho dos visitadores e supervisores do Criança Feliz. O programa é considerado a maior ação do mundo em atendimento domiciliar semanal de crianças e gestantes.

Segundo o ministro Osmar Terra, o material representa uma importante contribuição para capacitar ainda mais os profissionais que atuam na iniciativa do governo federal. “Eles vão levar às famílias atendidas a compreensão do papel fundamental dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento integral das nossas crianças.”

O Criança Feliz já está presente em 2.622 municípios de 25 estados. Mais de 520 mil crianças e 99 mil gestantes já foram visitadas, somando mais de 14 milhões de visitas.

O ministro da Cidadania mostrou que estímulos na primeira infância, como brincadeiras manuais e cantigas, podem impactar ao longo da vida. “Isso se deve à própria organização do cérebro, que é muito rápida desde a barriga da mãe até os três anos de idade. Quanto mais cedo forem aplicadas as políticas públicas, mais positivo será o resultado durante a vida. O indivíduo terá melhores resultados escolares, um bom salário no futuro, além de ser uma pessoa menos violenta”, ressaltou.

Dia do Brincar

Foto: Reprodução

Brincar é um direito de toda criança, garantido no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas. O Dia Mundial do Brincar (World Play Day) é celebrado em mais de 40 países do mundo. 

A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas, em Tóquio.

Foi celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O dia 28 de maio foi escolhido devido ao aniversário da ITLA e é comemorado em mais de 40 países.


Fotos: Ministério da Cidadania

Com informações: Ascom-SEC/MC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.