Moradores do Porto do Capim realizam campanha para o Arraiá da comunidade

Na sede do Ponto de Cultura Comunitário, os moradores do Porto do Capim cortam bandeirolas coloridas, enquanto as mãos mais habilidosas ajudam a confeccionar o figurino das integrantes do grupo de dança Xote das Meninas.

Ao longo do ano as garotas participam de oficinas culturais, ambientais e educativas promovidas pelo coletivo “As Garças do Sanhauá”. Em julho, as meninas estreiam no Arraiá do Porto um espetáculo preparado por vários meses. A festa deveria ter sido realizada no mês passado, mas foi adiada para o dia 29 por falta de recursos financeiros.

Grupo de dança Xote das Meninas. Foto: Divulgação

Para manter viva a tradição, o Xote das Meninas lançou uma campanha na internet. Até a data do evento, as integrantes do coletivo esperam arrecadar pouco mais de R$ 9 mil para custear os projetos desenvolvidos na comunidade. A festa mobiliza os moradores, esquenta a economia do local, atrai visitantes e é o palco principal para as crianças e adolescentes do grupo.

“É através da dança, da música e de oficinas de arte que a gente consegue transmitir e passar alguns valores da comunidade e de vida com os quais as meninas começam a entender, compreender e respeitar esse sistema de comunidade-cidade. Principalmente, por ser uma comunidade tradicional ribeirinha, fazemos questão de fortalecer essa territorialidade”, explicou Rossana Holanda, do coletivo “As Garças do Sanhauá”.

Grupo de forro pé de serra se apresenta na festa dos moradores. Foto: Porto do Capim em Ação

O coletivo criado em 2012, é formado por moradoras do Porto do Capim. Rossana Holanda, Rayssa Holanda, Joyce Lima, Elaine Barreto e Andreia Farias coordenam ações artísticas e educacionais na comunidade. Os projetos são realizados através do Ponto de Cultura e de parceiras, a exemplo das oficinas de dança oferecidas pelo Centro Estadual de Arte da Paraíba (Ceart) e de musicalização com o grupo As Calungas, além de outros programas trabalhados com a comunidade.

Há cerca de 7 anos, a festa é realizada pelas Garças do Sanhauá e Associação de Mulheres do Porto do Capim (AMPC), além de outras organizações do Porto do Capim em Ação.

Rayssa Holanda, Joyce Lima e Rossana Holanda, integrantes do coletivo “As Garças do Sanhauá”. Foto: Porto do Capim em Ação

A comemoração integra um calendário cultural e de resistência da população que mora às margens do Rio Sanhauá. “O Arraiá do Porto vem no sentido de dizer que o Porto do Capim tem, sim, sua cultura, e é realizado pelos seus moradores, é uma comunidade tradicional com seus saberes e com suas vivências”, enfatizou Rossana Holanda.

Os interessados em contribuir devem acessar o site: https://www.catarse.me/xotedasmeninas

Contato:

Facebook: https://www.facebook.com/PortoDoCapim/

Telefone: (83) 9 8884-7660 (Rossana Holanda) / 83 9 8623-3810 (Rayssa Holanda)


Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias

2 thoughts on “Moradores do Porto do Capim realizam campanha para o Arraiá da comunidade

  • 18 de julho de 2017 em 23:00
    Permalink

    bacana a matéria ( apesar de eu achar que o PONTO DE CULTURA do Porto de Capim se chama PORTA DO SOL, posso até estar equivocada , mas é bom colocar o nome correto do Ponto de Cultura. Adorando tudo o que se constroi entre VARADOURO, CENTRO HISTÓRICO , PORTO DO CAPIM ,
    Salve CONEXÃO BOAS NOTÍCIAS – aplausos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.