Mundo mágico e ambientes fantásticos nas ilustrações de Juliana Fiorese

Os traços que se espalham pelo papel carregam a magia da literatura. A arte da arquiteta, designer gráfica e ilustradora Juliana Fiorese percorre a infância e a adolescência da menina nascida em Bedfordshire, na Inglaterra. Desde o seu primeiro ano de idade tornou-se pessoense quando a família veio morar na Paraíba.

Lápis grafite, nanquim, pintura e colagem digital são as técnicas que permeiam as obras da artista. “Todas as possibilidades de expressão artística me encantam”, afirma. As ideias surgem de livros, filmes, músicas e da observação do cotidiano. O perfeccionismo a leva sempre a alterar o desenho até chagar ao traço ideal.

Foto: Juliana Fiorese

Da carreira como ilustradora iniciada em 2013, após entrar no curso de Design Gráfico e deixar o escritório de arquitetura no qual trabalhava, já coleciona ilustrações publicadas em diversos livros, entre eles “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas ilustrada por 150 artistas” e “Mônica(s)”, em comemoração aos 50 anos da personagem de Maurício de Souza.

Quando criança, Juliana Fiorese costumava desenhar acompanhada da mãe. “Esse gosto percorreu por todas as seguintes fases da minha vida, mesmo que com uma frequência menor”. Na hora de prestar vestibular, optou por um curso onde o antigo hobby estivesse presente, como em Arquitetura e Urbanismo.

Foto: Juliana Fiorese

A vida e as afinidades a levaram a seguir outro percurso. “Resolvi me dedicar apenas a esta área e hoje trabalho com o que mais gosto: ilustração. Comecei a desenvolver meu próprio estilo, estudando cada vez mais sobre esse universo tão mágico e divertido. E continuo estudando, para aprender sempre e cada vez mais”, conta Juliana.

A pesquisa constante e as inspirações dão a artista um traço e identidade ao seu trabalho. “Minhas ilustrações sempre trazem elementos de ambientes fantásticos misturados com quimeras, cores vivas e ares de magia, permeando o universo dos sonhos e da fantasia, retratados sempre pelas Personagens de Olhos Grandes”, explica.

Exposição ‘O Canto Celestial do Oceano Infinito’. Foto: Juliana Fiorese

Desde a quarta-feira (18) está em cartaz em João Pessoa a exposição individual ‘O Canto Celestial do Oceano Infinito’, de Juliana Fiorese. Em 13 obras a ilustradora lança sua percepção sobre o mundo mágico dos oceanos. A mostra está aberta na galeria do Hall de Exposições da Energisa, no bairro Cristo Redentor até 18 de maio.

“Essa exposição vem como fio condutor para este passeio submerso num mundo mágico que nasceu do meu respeito e da minha fascinação pela grandiosidade da natureza marítima e da vida, seja no planeta terra ou fora dele, nos confins do universo, com o coração aquecido e, ao mesmo tempo, amedrontado – como os corações de Santiago e Ahab – diante dessa imensidão misteriosa”, revela a artista.

Ilustrações de Juliana Fiorese

Ilustração do livro ‘Valquírias’. Foto: Divulgação
Ilustração de ‘Alice’s Adventures in Wonderland Illustrated by 150 artists’. Foto: Divulgação
Ilustração do livro ‘Mônica(s)’. Foto: Divulgação
Princesa Leia e Chapeuzinho Vermelho. Foto: Juliana Fiorese

Contato

Site: www.loja.julianafiorese.com.br / www.julianafiorese.com

Facebook: https://www.facebook.com/julifiorese/

E-mail: julianafiorese7@gmail.com

Serviço

Exposição ‘O Canto Celestial do Oceano Infinito’

Local: Hall de Exposições – Sede da Energisa Paraíba, BR 230, km 25, Cristo Redentor – João Pessoa (PB)

Dias: de 18 de abril a 18 de maio

Visitação: segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30


Com informações: Projeto Curadoria / PBAgora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.