Novo Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba no Paraíba Palace

Inaugurado nesta quarta-feira (9), o Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no prédio histórico do Paraíba Palace Hotel, em João Pessoa. 

A solenidade contou com as presenças do governador Ricardo Coutinho, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paulo Maia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlos Pontes, entre outros.

Na oportunidade, foram realizadas as apresentações do coral dos servidores da Assembleia e da orquestra do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).

Foto: Reprodução

“Esse espaço aqui é extremamente importante e parabenizo o presidente da Assembleia por ter olhado por esta área e ter contribuído com a luta pela revitalização de um dos mais importantes sítios históricos do Brasil”, salientou Ricardo Coutinho.

O presidente da Casa, o deputado Gervásio Maia, destacou que a implantação de vários setores da ALPB no Centro Administrativo elimina despesas com prédios anexos, gerando economia e celeridade aos trabalhos.

Foto: Reprodução

“Nós iremos ter uma economia mensal em torno de R$ 50 mil. Então a Assembleia vai ter mais dinamismo nas atividades, os servidores da parte administrativa vão trabalhar todos no mesmo prédio e isso vai facilitar o dia-a-dia dos servidores”, salientou.

Com a instalação do Centro Administrativo no Paraíba Palace é também afastada a ideia de tirar a sede da Casa de Epitácio Pessoa da Praça dos Três Poderes. Antes, o projeto era instalar a Assembleia Legislativa no prédio do antigo Paraiban. “Tirar a Assembleia da Praça dos Três Poderes seria tirar parte da nossa história”, enfatizou Gervásio Maia.

O novo prédio recebe o nome do ex-presidente Gervásio Bonavides Mariz Maia.

Paraíba Palace Hotel

Foto: Reprodução

Um dos ícones arquitetônicos do Centro de João Pessoa. Possui estilo art-noveau, pintado num amarelo marcante, é o único exemplar da arquitetura veneziana da capital paraibana.

Construído no antigo Ponto de Cem Réis e atual Praça André Vidal de Negreiros. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).

Entrou para a preservação histórica, depois do Decreto nº 25.138, assinado pelo governador Cássio Cunha Lima, em 28 de junho de 2004.

Entre os anos de 1930 a 1960 foi considerado o “point” da elite paraibana, hospedando além de anônimos da elite, políticos, atletas e artistas da época.

Foto: Reprodução

O Paraíba Palace Hotel no passado ficou em situação crítica, sem condições de uso e quase chegou a ser totalmente interditado pelo IPHAEP, inclusive na parte térrea, onde até hoje funcionam alguns pontos comerciais.

Há 20 anos foi comprado pelo empresário Hermano Targino para funcionar como hotel. No ano de 2013 foi transformado em um Shopping Popular.

Com informações: G1 / Paraíba Online/ Biblioteca IBGE 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.