O buraco na camada de ozônio está cicatrizando, diz relatório da ONU

Um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta motivos para celebrar: a camada de ozônio está lenta, mas seguramente, sendo reparada.

De acordo com as informações, graças aos esforços da humanidade para reduzir a quantidade de substâncias destruidoras de ozônio (SDO) sendo introduzidas na atmosfera da Terra, organizações científicas de todo o mundo estão relatando um ponto de virada na luta contra o esgotamento da camada de ozônio.

relatório on – line divulgado pela ONU nesta semana diz ainda, que o buraco na camada de ozônio poderia ser totalmente curado na década de 2060, e em algumas áreas do mundo, pode ser até 2030.

_______

 “Pela primeira vez, há indicações emergentes de que o buraco na camada de ozônio na Antártida diminuiu em tamanho e profundidade desde o ano 2000, e o peso da evidência sugere que o ‘declínio na ODS’ contribuiu substancialmente para as tendências observadas.”

_________

Muito bom!
Pássaro voando perto de iceberg na Antártida.  AP Images | Reprodução

O relatório nos traz uma ótima notícia, não só para o meio ambiente, como também para as nossas consciências. Um bom motivo para celebrar, e um momento para reconhecer os passos que nos levaram a este ponto. 

Segundo o relatório. Departamento de Estado dos E.U.A, no ano de 1987, um acordo conhecido como o Protocolo de Montreal exigiu a eliminação ou redução significativa de produtos químicos encontrados em produtos de consumo como refrigeradores e latas de aerossóis que eram prejudiciais à camada de ozônio. O abandono desses produtos químicos resultaria na “evitação de mais de 280 milhões de casos de câncer de pele, aproximadamente 1,6 milhão de mortes por câncer de pele e mais de 45 milhões de casos de catarata somente nos Estados Unidos até o final do século”, segundo o relatório. Departamento de Estado dos E.U.A.

O tratado foi idealizado pelo governo canadense e depois ratificado pelos Estados Unidos em 1988. Desde então, o Protocolo de Montreal se tornou o primeiro tratado a receber a ratificação universal de todos os países do mundo – e agora temos provas de que está provando Ser bem sucedido.

Obviamente

A união dos líderes do mundo, muito contribuiu com estes resultados. Quando todos se conectam pelo bem comum e colaboram em prol da humanidade. Quando a responsabilidade das ações é praticada em conjunto – movida por um propósito maior “contribuir com um mundo melhor para se viver, e para as futuras gerações”. Obviamente, grandes e surpreendentes coisas acontecem! 


Com informações: GNN / Reuters / Earther

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.