O hábito de felicidade: pequenas ações para melhorar o bem-estar cotidiano

Alegre-se com as pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia. Valorizar os momentos cotidianos gera satisfação.

De praticar gratidão a buscar o bem nos outros, Mark Williamson, da Action for Happiness, sugere cinco hábitos para a felicidade.

1. Observe três coisas boas todos os dias

Foto: Reprodução

A ciência mostra que pessoas agradecidas tendem a ser mais felizes e saudáveis. A gratidão pode ser um fator de estresse e pode até mesmo ter um efeito benéfico na frequência cardíaca. 

Cultive conscientemente o hábito, observando três coisas boas a cada dia. 

2. Ofereça seu tempo, energia e habilidades

Foto: Reprodução

Pesquisas indicam que podemos obter tanto voluntariado quanto as pessoas a quem doamos nosso tempo. A “alta do auxiliar” está associada à redução da depressão e da ansiedade e melhora o bem-estar. 

O voluntariado também é uma maneira de ficar preso à vida social e comunitária – outra coisa que está fortemente associada à satisfação com a vida.

3. Procure o bem nas pessoas

Foto: Reprodução

É fácil dar o nosso mais próximo e mais querido como garantido e as críticas podem vir facilmente, especialmente em relacionamentos estabelecidos há muito tempo. 

O psicólogo John Gottman recomenda apontar para cinco interações positivas para cada negativo que você tem com uma pessoa. Estes podem variar de mostrar afeição, para pensar sobre o que nós valorizamos sobre eles.

4. Use técnicas parentais positivas

Foto: Reprodução

Se você é pai ou mãe, tente mostrar ao seu filho como encontrar soluções construtivas para conflitos. 

Todos os pais discutem e às vezes na frente dos filhos. Mas tente deixá-los ver também resoluções: como dois adultos podem resolver suas diferenças e retornar a um relacionamento de apoio e carinho, apesar das emoções difíceis.

5. Encontre seus pontos fortes e use-os

Foto: Reprodução

Quando colocamos nossas forças em prática, geralmente estamos energizados e nos sentimos no nosso melhor. Identifique seus melhores traços – com a ajuda de amigos e familiares, se necessário – e use-os! 

Por exemplo, se a sua força máxima for “curiosidade”, tente seguir um caminho diferente para o trabalho, assistir a uma palestra sobre um novo assunto ou cozinhar ou experimentar comida de outra cultura.


Com informações: Action for Happiness 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.