Oração de Jabez

“Ó Deus, abençoa-me e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição.” (I Crônicas 4:10)

Jabez invocou o Deus de Israel. Deus lhe concedeu o que tinha pedido. 

A oração de Jabez é composta de quatro pedidos: Primeiro, Jabez pede a Deus que o abençoe. Segundo, ele pede a Deus que aumente o seu território ou aumente a sua responsabilidade. Terceiro, ele pede a Deus que fique com ele e fique por perto. Por último, Jabez pede a Deus que o proteja do mal para que ele seja livre do sofrimento. 

Os pedidos demonstram sinceridade, até mesmo nobres ou notáveis. Para alguns pode ate ser uma oração comum. Vamos analisar cada um deles:

Ó Deus, abençoa-me

Foto: Reprodução

Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço: Pai! Por favor, abençoa-me, sim abençoa-me Senhor e muito!

No primeiro pedido de Jabez, ele deixou inteiramente nas mãos de Deus a natureza da bênção, onde e como ela lhe seria dada.

Jabez pediu a Deus que lhe desse nada mais nada menos do que Ele tinha reservado para sua vida. Ele confiou plenamente no Senhor, crendo que só Ele sabe o que mais lhe é necessário. Neste pedido Jabez mergulha inteiramente no rio da vontade de Deus, do seu poder e de seu propósito.  

Deus sabe o que é melhor para nós

A bondade de Deus não tem limites. Abençoar faz parte de sua natureza. A liberalidade de Deus é limitada somente por nós. Devemos confiar completamente em Deus e entender que somos limitados. Nós não conhecemos nossos próprios caminhos, quanto mais os dEle.

_______

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55: 8)
_______
“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” ( Isaías 55:9)

_______

Talvez as nossas intenções sejam boas e não conseguimos ver que algo pode dar errado lá na frente, mas se não estivermos preparados emocionalmente e espiritualmente, deixarem tudo escapar das nossas mãos em questão de segundos. 

Devemos também perceber quando Deus não atende nossas orações. Quando Ele diz “Não”, na verdade, Ele está nos livrando de sofrimentos futuros. 

Alargues as fronteiras

Foto: Reprodução

Não encare fronteiras como simplesmente terras. Ao fazer este pedido, Jabez estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida.

Quando Jabez clamou a Deus “alarga minhas fronteiras”, ele pensava: “Eu não nasci para ter só isso”. Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, entre outros.

Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades, dentro dos propósitos de Deus. Independentemente de quais sejam nossos dons, formação ou vocação, o chamado que recebemos de Deus é para realizar sua obra na terra. Ele cuida dos nossos planos quando nos entregamos totalmente.

Que seja comigo a Tua mão

Foto: Reprodução

Depois de ousarmos pedir por mais bênçãos e por fronteiras mais amplas, muitos de nós vacilamos neste ponto de transformação espiritual. Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mão de Deus sobre si.

Requerer que a mão de Deus esteja sobre nós é a nossa melhor estratégia. As mãos de nosso Pai estão sempre estendidas quando dizemos; “Pai, faze isso por mim, pois não posso fazê-lo sozinho. É grande demais para mim”. 

A mão do Senhor é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus. No novo testamento podemos considerar que a “mão de Deus” é o encher-se do Espírito Santo.

_______

Ò Senhor, seja sobre mim a Tua mão! Enche-me com o Teu Espírito!”

_________

Me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição

Foto: Reprodução

Fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso, com ele, muitas vezes reduzimos nossa dependência de Deus e nos tornamos arrogantes. Após um grande momento de sucesso espiritual, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez. “E me preserves do mal”.

Quanto mais Deus responder a suas orações, mais você deve se preparar para enfrentar ataques espirituais.

Jabez orou e Deus lhe concedeu o que ele pediu!

Este final soa como um incentivo à nossa oração, à nossa invocação a Deus. O sucesso desfrutado por Jabez compensou o sofrimento de seu início. A oração de Jabez superou o seu nome. Pois seu nome significa “Dor”.

Creia tão somente Creia que Deus transforma choro em sorriso, dor em força, fraqueza em fé e sonho em realidade.

Permita o agir de Deus na sua vida. “Creia que Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. (Efésios 3:20).

Paz e Luz!



Com informações: Bíblia Sagrada / Novo Tempo

Por Josy Gomes Murtada redação do Conexão Boas Notícias

Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.