Pardais estão cantando uma nova música, em uma mudança rápida e sem precedentes

Pardais de garganta branca em todo o Canadá estão abandonando uma música antiga em troca de uma nova música moderna. A razão permanece um mistério.

A maioria dos pássaros tem chamadas distintas que tendem a permanecer as mesmas. É assim que os observadores de pássaros conseguem reconhecer uma espécie sem vê-la. Mas novas pesquisas mostram que essas músicas podem mudar.

Ao longo de duas décadas, pardais de garganta branca no oeste e no centro do Canadá mudaram uma de suas músicas, substituindo uma chamada de três notas por uma de duas notas. A nova música começou na Colúmbia Britânica e se espalhou para oeste – agora, a maioria dos pássaros do Canadá está cantando. E ainda está se espalhando no Quebec, a mais de 3.000 milhas de onde se originou.

Embora alguns cantos de pássaros passem por evoluções lentas, essa mudança rápida no canto de um pássaro nunca foi observada antes, diz Ken Otter, principal autor do estudo, publicado em 2 de julho na revista Current Biology.

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“Não sabemos nada que se espalhe assim”, diz Otter.

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À medida que a música varre de oeste para leste, os ornitólogos se perguntam o que torna a música tão cativante – e se a tendência continuará. A descoberta foi possível graças às gravações de pássaros, feitas por multidões, que descobrem padrões que antes passavam despercebidos.

Nasce uma música

Os cantos dos pássaros não são apenas agradáveis ​​de ouvir, mas também são ricos em informações, como a saúde e a boa forma do orador. Como outros pássaros, os pardais cantam para estabelecer território e atrair as fêmeas. São apenas os machos que cantam certas músicas, e eles as aprendem durante uma janela crítica no início de seu desenvolvimento.

Foto: Reprodução

Otter, que estuda comportamento e comunicação de pássaros na Universidade do Norte da Colúmbia Britânica, notou pela primeira vez que algo estava acontecendo com as chamadas de pardal no final dos anos 90. Ele estava fazendo um trabalho de campo na Colúmbia Britânica, a oeste das Montanhas Rochosas, com um colega que normalmente estuda as populações orientais da espécie.

“Estávamos andando por aí … e ele de repente disse: ‘Seus pardais soam estranhos.’” Otter não tinha percebido isso antes, mas concordou – eles pareciam diferentes.

“Os pardais de garganta branca têm essa música clássica que parece: ‘Oh, meu doce Canadá, Canadá, Canadá’”, explica ele. “E nossos pássaros parecem que estão dizendo: ‘Oh, minha doce Cana – Cana – Cana – Canadá.’”

A nova tendência musical surgiu nos anos 90 no norte da Colúmbia Britânica, onde Otter e seu colega ouviram o chamado “estranho”. De lá, ele se arrastou para o leste, passando por Alberta, Saskatchewan e Manitoba.

Em 2004, cerca de metade dos pardais em Alberta estavam cantando o novo final de dublê, mas em 2014 todos os pardais da região fizeram a mudança. Em 2015, todos os pardais a oeste do centro de Ontário estavam cantando o final do dupleto. Não parou por aí. No oeste do Quebec, a quase 3.000 quilômetros de onde a música começou, ela ainda está se espalhando.

Sabendo que os cantos dos pássaros devem ser aprendidos com os outros, Otter e suas faculdades suspeitaram que os pardais do leste e do oeste possam estar se cruzando.

Em 2013 e 2016, eles amarraram geolocalizadores a 50 pardais machos que se reproduzem em Prince George, na Colúmbia Britânica, para rastrear seu caminho de migração sazonal e as áreas onde passam o inverno.

Foto: Reprodução

Otter diz esperar que as populações de pardais ocidentais viajem diretamente para o sul, para suas áreas de inverno na Califórnia. Em vez disso, os pássaros cruzaram as Montanhas Rochosas, encontrando populações orientais nas Grandes Planícies do sul dos Estados Unidos, no Texas, Oklahoma, Arkansas e Kansas. Essa convergência de pardais ocidentais e orientais pode atuar como uma área de tutoria para os machos jovens, que podem aprender a nova música antes de retornar às suas respectivas faixas de reprodução.

Usando duas décadas de dados gravados por cidadãos, incluindo mais de 1.785 gravações, Otter e sua equipe foram capazes de mapear a propagação da música. Traçando a nova música em azul e a antiga em vermelho, os mapas de Otter mostram uma cascata de pontos azuis caindo do leste de 2000 a 2019. Apenas uma fina fita de pontos vermelhos – pássaros cantando a música antiga – ainda se agarram à borda leste do país.

“É legal perceber que esse tipo de padrão de migração por acaso permitiu [alguns pardais] ouvir pássaros cantando a outra forma de música” – e depois se espalhar – “como um contágio viral”, diz Jeffrey Podos, que estuda o canto dos pássaros na região – University of Massachusetts Amherst e não esteve envolvido no estudo.

Podos não está surpreso que os pássaros estejam aprendendo um com o outro, mas ele admite que o ritmo em que a nova música se espalhou é “um tanto surpreendente”.

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“É como uma onda azul “, diz ele.

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Tweet na moda

Novas variações de músicas surgem constantemente, mas a grande maioria delas não é captada por outros pássaros.

“Por alguma razão, alguns pássaros simplesmente se desviaram”, diz Podos, descrevendo o advento da nova música que termina em dublês. “Você imagina que teria acabado de morrer na videira, mas de alguma forma outros pássaros devem ter achado isso interessante”.

Otter e sua equipe não descobriram que os pássaros que cantam novas canções terminando em dublês eram melhores em atrair companheiros ou defender territórios, por isso não parece ser vantajoso ou prejudicial. Isso apenas aumenta o mistério da viralidade da música.

“A única coisa em que podemos pensar é que as fêmeas podem ter uma preferência por algo um pouco novo”, diz Otter.

É possível que evoluções abrangentes em músicas como essa tenham acontecido antes, mas não tenham sido detectadas. O trabalho de Otter contou com gravações do eBird e Xeno-Canto, bancos de dados que contêm cantos de pássaros gravados e enviados por pessoas de todo o mundo.

Bob Planqué, co-fundador do Xeno-Canto e professor de matemática da Vrije Universiteit, em Amsterdã, diz que essas informações fornecidas por multidões são “um tremendo benefício para a academia”. 

Uma das razões pelas quais esse modelo se presta tão bem ao estudo de pássaros, diz Planqué, é que gravar músicas é fácil e acessível. Planqué diz que centenas de artigos por ano confiam nos dados da Xeno-Canto, que incluem mais de meio milhão de gravações.

A ciência originária da multidão é “como ter milhares de assistentes de pesquisa espalhados pelo continente”, diz Otter. “Está permitindo que os pesquisadores explorem uma avenida totalmente diferente de pesquisa [e] analisem isso em uma escala muito grande que nunca existia antes”.



Imagem destacada: Um pardal-de-garganta-branca ( Zonotrichia albicollis ) cantando em Manitoba, Canadá, onde uma nova chamada distintiva substituiu uma antiga. Foto: Glenn Bartley, Minden Pictures

Com informações: National Geographic / Current Biology

Edição: Josy Gomes Murta

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