Paris está transformando seus escuros estacionamentos subterrâneos em fazendas de cogumelos orgânicos

O que você pode fazer com um estacionamento subterrâneo escuro que não está mais sendo usado? Pense em fungos.

Garagens de estacionamento não utilizadas em torno da capital francesa foram transformadas em fazendas de cogumelos orgânicos, graças a uma empresa chamada Cycloponics.

Permitindo que uma safra extremamente nutritiva seja cultivada e vendida diretamente em Paris, a iniciativa faz parte de uma série de projetos de renovação que a cidade está incentivando e patrocinando.

Junto com shitake, ostra e cogumelos brancos, Cycloponics cultiva chicória – uma iguaria francesa que pode crescer no escuro – assim como microgreens como mini brócolis. Estes são entregues de bicicleta aos supermercados orgânicos locais.

Sua localização em Paris é chamada de “A Caverna”, e é uma das três garagens convertidas que foram co-fundadas desde 2017 pelo coincidentemente chamado Theo Champagnat.

Foto: Cicloponia

_______

“Hoje 70% das pessoas moram em cidades e nessa população existe uma demanda por produtos locais e orgânicos como os nossos.”
– Theo Champagnat

_________

Foto: Reprodução
Foto: Cicloponia

Em uma reportagem de vídeo da BBC sobre a operação, Dougal Shaw detalha como durante os anos 1960 e 70, grandes blocos de apartamentos quase sempre eram construídos com garagens subterrâneas. Agora, a posse de automóveis está diminuindo e muitas das garagens estão se tornando locais abandonados para atividades ilícitas.

Em meados da década de 2010, a prefeita parisiense Anne Hidalgo lançou Reinventing Paris – The Subterranean Secrets of Paris, que ofereceu a designers, arquitetos e outros uma chance de ajudar a transformar lotes subterrâneos abandonados em espaços culturais, restaurantes gastronômicos e outros projetos de cívico-interesse.

Um desses projetos virou uma antiga estação de metrô em um mercado – praça de alimentação de um lado da plataforma e, do outro, um bar de coquetéis, com luz luminosa e designs modernos.

Mas esta oferta em Paris não foi a primeira vez que os Ciclopônicos foram para o escuro e úmido no coração de uma cidade francesa. Seu primeiro projeto, construído em um antigo bunker alemão que remonta a 1878, está localizado na cidade de Estrasburgo, enquanto seu projeto de cogumelos mais recente está centrado em Bordeaux.

Nos dias de hoje?

Champagnat e as 10 pessoas que trabalham com ele conseguem colher em seus lotes cerca de 100-200 quilos de cogumelos por semana. Nada mal para um bando de moradores do porão em idade universitária.


Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe notícias positivas com amigos nas redes sociais… 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.