Pessoas cegas têm sua visão restaurada graças as células-tronco de doadores de órgãos

Pioneiro e revolucionário. Médicos deram o primeiro passo mundial realizando um ensaio clínico usando células-tronco de doadores para criar tecido que foi transplantado em pacientes com uma condição que causa cegueira.

Pesquisadores dizem que o estudo oferece pistas sobre como a perda de tecido ocular pode ser reparada usando células-tronco de doadores de órgãos. Também esclarece as causas dos distúrbios da visão.

O estudo se concentrou na deficiência de células-tronco límbicas (LSCD), que pode resultar de danos oculares causados ​​por produtos químicos ou calor, ou pode ser causada por uma doença chamada aniridia. Isso leva a cicatrizes e perda de visão grave em ambos os olhos, bem como dor crônica e vermelhidão.

A LSCD é uma causa significativa de perda de visão – especialmente em países onde os recursos e serviços são limitados – mas normalmente não responde a tratamentos padrão.

Teste

Para realizar o teste, os pesquisadores – liderados pela Universidade de Edimburgo e pelo Serviço Nacional de Transfusão de Sangue da Escócia – isolaram as células-tronco na camada protetora do olho, conhecida como córnea.

Uma córnea normal e saudável é transparente, mas se torna cicatrizada e opaca quando células-tronco especializadas são perdidas na LSCD. Essas amostras de córnea foram coletadas de pessoas que doaram seus olhos após a morte.

A equipe então cultivou as células-tronco – que têm a capacidade única de se transformar em outros tipos de células – em tecido pronto para ser transplantado.

Dezesseis pacientes foram divididos em dois grupos com colírios e medicamentos para suprimir o sistema imunológico para reduzir a rejeição ao transplante. Um grupo também recebeu as células-tronco.

Primeira vez

Esta é a primeira vez que células-tronco são usadas dessa maneira em um ensaio clínico randomizado – o método científico padrão-ouro para testar um novo tratamento.

Os pacientes que receberam as células-tronco mostraram uma reparação significativa da superfície ocular dos olhos – a camada mais externa – durante 18 meses, o que não foi observado naqueles que não receberam o tratamento.

Tanto o grupo de células-tronco quanto o grupo de controle mostraram melhorias na visão, o que, segundo os pesquisadores, justifica uma investigação mais ampla.

Os cientistas saudaram o passo como um marco para a cirurgia baseada em células. Eles dizem que isso é promissor para reparar a superfície do olho, abrindo o caminho para que ensaios similares com doadores sejam planejados.

A equipe sugere que o sistema imunológico pode desempenhar um papel determinante em algumas formas de LSCD, mas adverte que mais pesquisas são necessárias.

O projeto, publicado na Stem Cells Translational Medicine, foi financiado pela UK Stem Cell Foundation, pela Scottish Enterprise e pelo Chief Scientist Office, parte das Direcções de Saúde do Governo Escocês.

Promissor

Baljean Dhillon, Professor de Oftalmologia Clínica do Centro de Ciências Cerebrais do Cérebro da Universidade de Edimburgo, que liderou o estudo, disse: “As descobertas deste pequeno estudo são muito promissoras e mostram o potencial para cirurgia ocular segura de células estaminais, bem como melhorias em reparação ocular.

“Nossos próximos passos são para entender melhor como as células-tronco poderiam promover a reparação de tecidos para doenças que são extremamente difíceis de tratar e se, e como, poderiam ajudar a restaurar a visão.”

Marc Turner, Diretor Médico do Serviço Nacional de Transfusão de Sangue Escocês e Professor de Terapia Celular na Universidade de Edimburgo disse: “Estudos clínicos como estes nos ajudam a entender como complexas novas terapias celulares podem ser capazes de complementar as abordagens médicas existentes na restauração da função a tecidos e órgãos danificados”, concluiu.


Com informações: ScienceDaily / The University of Edinburgh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.