Pimp My Carroça comemora 10 mil atendimentos em 10 anos

ONG atua pela visibilidade e valorização de catadores e catadoras de recicláveis do Brasil

Fundada em 2012 pelo ativista Mundano a ONG Pimp My Carroça comemora 10 anos de história este ano. Trabalhando junto aos setores público, privado e, principalmente, da sociedade civil nacional e internacional, o projeto promove o reconhecimento nacional dos catadores de recicláveis, com intuito de melhorar suas condições de renda e trabalho, e abrir caminhos para um futuro sustentável.

E a ONG tem muito o que celebrar!

Com ações diretas colaborativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, inovações tecnológicas de cunho social e intervenções artísticas, o número de atendimentos à catadores e catadoras chega a 10 mil, com envolvimento direto de mais de 20 mil pessoas em 60 cidades e 20 países, entre eles Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Hong Kong. 

“O Pimp My Carroça coloca o foco nas pessoas que estão carregando, literalmente, nossos resíduos recicláveis pelas cidades e são a ponte para a construção de um mundo mais sustentável social, econômica e ambientalmente falando. São pessoas que executam um trabalho brutal para o corpo, sem receber nenhum apoio”, conta Letícia Tavares, diretora executiva da ONG. 
 
Pimp My Carroça comemora 10 mil atendimentos em 10 anos. | Reprodução | Conexão Boas Notícias

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita em 2018, estima-se que, atualmente, haja mais de um milhão de catadores em atividade no Brasil, responsáveis por 90% da coleta de resíduos recicláveis do país, com uma renda média mensal de R$ 690,00. Suas carroças carregam até 600 quilos de material. Dados obtidos em 2019 pelo Cataki apontam um crescimento de 60% na renda dos catadores impactados pelo projeto.  

A ONG realiza encontros e atividades para reforma e pinturas artísticas nas carroças; tem projetos de construção de carroças elétricas; fomenta a autoestima dos trabalhadores por meio de atividades de formação e cultura, além de proporcionar atendimento em saúde, bem-estar e segurança. 

Foto: Divulgação | Pimp My Carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias

_________

“Estima-se que o desperdício e a produção desenfreada de produtos equivalem a R$ 14 bilhões gerados pela reciclagem, que poderiam ser direcionados para a renda de mais de um milhão de pessoas no Brasil”, completa.

_______

Dentre as iniciativas do Pimp My Carroça, estão programas que impactam diretamente na rotina dos catadores. Um dos exemplos é o aplicativo gratuito Cataki, que conecta os produtores de resíduos aos coletores de material reciclável, presente em mais de 1.600 municípios brasileiros e com mais de quatro mil usuários cadastrados atualmente.

Pimp my carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias

Devido às suas iniciativas, o Pimp My Carroça foi vencedor de mais de 10 prêmios voltados à sustentabilidade e inovação ao longo dos últimos anos. Em suas ações, o Pimp My Carroça segue capilarizando em novos territórios e promovendo mudanças reais para catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Justiça e reconhecimento

No que se refere à justiça climática e racismo ambiental, o projeto considera que catadores e catadoras são, entre os trabalhadores, uma das categorias mais afetadas, tanto pela ausência de direitos básicos quanto pela desigualdade social.

Um dos objetivos do Pimp My Carroça é reparar historicamente essas pessoas, que, desenvolvendo conhecimentos e ações na gestão de resíduos recicláveis, tiveram importância fundamental na modificação da cultura do consumo.

O aplicativo Cataki pode ser baixado e ativado em todo o Brasil. Foto: Divulgação | Reprodução | Conexão Boas Notícias

_________

“O Brasil precisa dos catadores para conseguir reduzir CO2 do meio ambiente”, destaca Mundano, fundador do movimento.

_______

“É preciso atitudes do tamanho do desafio, e é urgente investirmos em soluções efetivas e inclusivas em todo território nacional se quiserem fazer sustentabilidade na prática, cumprir metas ESG e acordos ambientais globais. A gente acredita que todos nós somos parte do problema e da solução”, complementa o artivista.

Dados coletados pelo aplicativo Cataki apontam que um quilo de latas recolhidas pode economizar cerca de 19 litros de água e evitar a emissão de 4,6 quilos de CO², o equivalente ao quanto um carro emite em uma hora com o motor ligado.

Eventos comemorativos

Foto: Pimp My Carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias

Neste 02 de junho será realizada a festa de 10 anos do projeto, junto com a entrega do Prêmio Carroça de Ouro, que homenageia o trabalho dos profissionais da reciclagem. Durante a celebração, serão realizadas ações para dar visibilidade ao trabalho fundamental que estas pessoas realizam.

O evento é aberto ao público e acontece no galpão da ONG. Para participar, é só confirmar presença no link: apoie.pimpmycarroca.com/festa10anos.

No dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente, o Pimp estará no Largo da Batata, realizando ações voltadas para a reforma de carroças e movimentando artisticamente o material de trabalho dos catadores e catadoras, além de oferecer atendimento em saúde e bem-estar para eles. Quem quiser acompanhar de perto estas ações, pode ir ao Largo da Batata.

Pimp My Carroça cria campanha Doe Cestas Pros Catadores | Reprodução | Conexão Boas Notícias
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça | Reprodução | Conexão Boas Notícias

Com informações: Ciclo Vivo / Uol

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.