Porto Velho: artista paraibano Mikéliton realiza Exposição Seleção Paixão Nacional

Sentimento de patriotismo. O artista plástico Mikéliton aproveitou a Copa do Mundo para lançar a Exposição Seleção Paixão Nacional. 

A iniciativa faz parte do esforço do próprio artista em levar arte à população de Porto Velho, promovendo a valorização regional e o sentimento de pertencimento.

Mikéliton faz uso da arte digital para homenagear com suas ilustrações, pontos históricos, praças e empresas de Porto Velho, fazendo um link com um grande jogador da Seleção Brasileira, exultando o heroísmo que o escuderio canarinho promove no imaginário popular.

Foto: Divulgação

A exposição acontece simultaneamente, em vários pontos de ônibus da cidade e no Porto Velho Shopping onde o artista oferece ao público oficina gratuita de pintura e desenho.

A exposição tem parceria da Semdestur, Porto Velho Shopping e Center Graph.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sobre o artista
Foto: Reprodução

Mikéliton iniciou sua vida de pintor em 1998. Ele entrou para um grupo de jovens artistas no Colégio Liceu Paraibano, tinha como professor o artista plástico Luciano Carvalho.

Suas três primeiras telas foram: “Pão Nosso de Cada Dia” (aquisição: Dr. Luiz Augusto Crispim – então Secretário de Educação do Estado da Paraíba), “Para Não Comer Calango” (aquisição: Casal Darshan e Primavera – Astrólogos) e “As Três Marias do Sertão” (aquisição: Dr. Paulo Barreto – então Diretor da Lotep-PB).

Em 1999, participou com essas três telas da Exposição Coletiva dos Novos Talentos Artísticos em comemoração aos 500 anos do Brasil na Caixa Econômica Federal, e da Exposição Coletiva da Feira da Cultura Paraibana, no Espaço Cultural, ambas na cidade de João Pessoa (PB).

De 2000 a 2004, obteve experiência de Arte Publicitária trabalhando nas agencias: Estratégia Publicidade, G.C.A. Comunicação e Ponto-R comunicação, em João Pessoa e Konta Propaganda e Naza.com comunicação, em Fortaleza (CE).

Com o propósito de divulgar sua pintura e contribuir com seu talento artístico para a cultura e a arte brasileira, Mikéliton começa uma viagem pelo país, iniciando por Fortaleza em 2004.

Em 2005 segue para São Luis do Maranhão – onde conhece e faz parceria com o moldureiro e artesão Justino Gregório Marinho Neto, mais conhecido por Marinho, que dá total apoio e o influência, junto com outros artistas no seu estilo de pintar.

No Ateliê – Molduraria do Marinho, conhece outros artistas da cidade de São Luis como Geetesh, Babula, Mondego, Carlos Costa, Cláudio Félix, Fernando Mendonça, o poeta Couto Filho, o jornalista Mivam Gedeon, entre outros. Porém, ele não expõe na capital maranhense, mas vende uma boa parte de suas telas e deixa outras sob a tutela de Marinho.

Em 2006, se desloca para Manaus, onde participa por um período, do Curso de Formação Artística na Galeria – Escola Cláudio Santoro – onde conhece os Artistas Jair Jakimyr e Sebastião Alves (que adquire uma série de seis telas de flores).

Na Capital amazonense pinta “A Praça São Sebastião”, “O Interior da Igreja São Sebastião” e “O Rio Negro” e expõe numa Coletiva na Galeria Cheiro da Terra. Deixa Alguns trabalhos com a senhorita Suely Moss, na Galeria Beco Com Saída.

Mikéliton, viaja para Boa Vista (RR) em agosto de 2006, onde fica 5 meses e expõe 20 telas sobre a capital macuxi na Assembléia Legislativa, lá recebeu o importante apoio da Família Brasil.

O artista paraibano passou a olhar para sua terra natal pelo retrovisor. A medida que dela se afastava, vislumbrava novas possibilidades. 

Ele tem em mente muitos outros projetos, que pretende viabilizar mostrando sua arte mundo afora.

Mikéliton considera-se um nômade, não tem paragem certa, que vai e vai, desde que seja para trazer à lume a beleza que o mundo precisa ver no mundo. Seu pincel, que com toques fugazes na tela plasma as emoções plásticas que a emolduram, vê em cada horizonte a utopia de fazê-los todos auroras e crepúsculos vespertinos de inebriante encantamento.

Foto: Divulgação

Serviço

Exposição Seleção Paixão Nacional

Local: Porto Velho Shopping – Galeria de Artes

Endereço: Av. Rio Madeira, 3288 – Flodoaldo Pontes Pinto

Data: 15/06 a 15/07/2018

Horário: 10h às 22h – Segunda-feira a sexta-feira
12h às 20h (domingo e feriado)

Entrada: Gratuita. 

Mais informações: (69) 99240-8994


Com informações: Agenda Porto Velho / Agência de Notícias de Rondônia / Gente de Opinião 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.