Portugal inaugura maior passarela suspensa do mundo

A 516 Arouca é a mais longa ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 m de extensão. A ponte faz parte do esforço de promoção do patrimônio cultural e natural do país

A cidade portuguesa de Arouca, a cerca de 300 quilômetros de Lisboa, inaugurou a maior passarela suspensa para pedestres do mundo. Batizada como 516 Arouca, o nome não é coincidência, já que a ponte tem nada menos que 516 metros de comprimento e liga dois pontos turísticos do local, a Cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva, ambas são parte de um parque de esportes radicais. 

A travessia é relativamente rápida e dura cerca de 10 minutos em uma caminhada tranquila, mas não recomendada para quem tem medo de altura, já que a estrutura fica a nada menos que 176 metros do solo. A passarela é sustentada por cabos de aço e duas torres em forma de V com 35,5 metros. 

A 516 Arouca também conta com grades de segurança feitas de redes rígidas para evitar acidentes, com um convés construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento cada um. O desenho foi feito pelo escritório de arquitetura português Itecons e a construção levou três anos, tendo sido concluída em julho de 2020. 

_______

“Será uma experiência impressionante de observação e promoção do patrimônio cultural e natural da região.”

_________

Para os responsáveis pela obra, ela tem tudo para atrair os amantes da engenharia, da natureza ou de aventuras. “Será uma experiência impressionante de observação e promoção do patrimônio cultural e natural da região”, dizem. “À semelhança do que aconteceu com os Passadiços do Paiva, esperamos que esta ponte fomente a atividade econômica da região de Arouca. Estes projetos se mostram estratégicos para a promoção e preservação do Rio Paiva, incluindo a biodiversidade de toda a região”.

Objetivo: atrair turistas

 A 516 Arouca é a mais longa ponte pedonal suspensa do mundo, com 516 m de extensão | Foto: Reprodução
A 516 Arouca carrega no nome sua extensão, 516 metros, e localização, Arouca, em Portugal, a cerca de 60 quilômetros a sudeste do Porto | Foto: Reprodução

O objetivo da prefeitura de Arouca com a ponte é atrair um maior número de turistas para o Geoparque Arouca. “Esta ponte visa atingir o interesse de diferentes tipos de pessoas: amantes da engenharia, conhecedores da natureza, pessoas que gostam de experiências extremas”, afirmou a autarquia local do município de Arouca, em comunicado divulgado no ano passado. 

A prefeita do município, Margarida Belém, comemorou a inauguração, afirmando que ela será importante para o retorno das atividades turísticas no parque. Os primeiros a caminharem na ponte não reclamaram da experiência. “Aconselho-o fortemente a vir, mesmo que, como eu, você tenha vertigem”, disse Rui Brandão, um morador local que foi um dos primeiros a atravessar a passarela. 

Com a inauguração, Portugal toma o posto de dona da passarela mais longa do mundo da Ponte Suspensa Charles Kuonen, na Suíça, que se estende por 500 metros e foi inaugurada em 2017. A estrutura suíça liga os alpes Matterhorn, Weisshorn e Berneses. 

516 Arouca. A passarela é sustentada por cabos de aço e duas torres em forma de V com 35,5 metros | Foto: Reprodução 

Características técnicas

A 516 Arouca possui as seguintes características:

• Vão: 516 metros (1 693 pés)

• Altura em relação ao rio Paiva: 175 metros (574,1 pés)

• Comprimento do gradil: 4 metros (13,12 pés)

• Pavimento: grelha metálica tipo “gradil”

• Largura: 1,20 metros (3,937 pés)

• Altura da torre: 35,5 metros (116,5 pés)

• Largura da torre: 32 metros (105,0 pés)

• Material: cabos de aço

• Investimento: 1 800 000,00 €

A 516 Arouca também conta com grades de segurança feitas de redes rígidas para evitar acidentes, com um convés construído com 127 módulos de quatro metros de comprimento cada um | Foto: Reprodução
Portugal inaugura maior passarela suspensa do mundo | Foto: Reprodução


Com informações: CNN Internacional / Olhar digital / Euro brokers/ / WikipédiA 

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.