A Tap Air Portugal recebeu hoje o primeiro A330neo-900 em todo o mundo, sendo a primeira companhia aérea “a beneficiar da eficiência econômica ímpar deste novo modelo da Airbus”. 

O novo avião disponibiliza um alcance superior, comparativamente ao modelo anterior, e tem a nova cabine ‘Airspace’, que oferece o melhor conforto a bordo para os passageiros.

Este é o primeiro de um pacote de 20 A330-900 que a transportadora aérea portuguesa irá receber nos próximos anos e será utilizado pela TAP Air Portugal nas rotas de Portugal para os continentes americano e africano.

“O primeiro A330-900 da TAP Air Portugal, em regime de ‘leasing’ operacional através da Avalon, conta com 298 lugares numa configuração de cabine de três classes, incluindo 34 assentos “full-flat” em classe executiva, 96 lugares na classe ‘economy plus’ e 168 em classe econômica”.

Foto: Reprodução

Por seu turno, a cabine ‘Airspace by Airbus’ “oferece mais espaço para os passageiros, compartimentos de maior dimensão para as bagagens, uma iluminação de cabine inovadora e sistemas de entretenimento e conetividade de última geração”, garante a Airbus.

“É com muita satisfação que dou as boas-vindas ao primeiro Airbus A330-900 da nossa frota. A sua eficiência imbatível vai fortalecer a expansão do nosso negócio,” afirmou Antonoaldo Neves, CEO da TAP Air Poirtugal.

“O A330neo vai proporcionar-nos uma grande flexibilidade operacional graças à sua semelhança com os outros aviões Airbus da nossa frota. Este avião será o primeiro equipado com a nova cabine ‘Airspace’, um novo conceito desenvolvido para ir de encontro à nossa ambição de oferecer o melhor produto da indústria aos nossos passageiros,” acrescentou o CEO da TAP Air Portugal.

Foto: Reprodução

“Entregar o primeiro A330neo do mundo à TAP Air Portugal, um cliente de longa data da Airbus, é um marco muito importante para nós,” disse Guillaume Faury, presidente da Airbus Commercial Aircraft.

Faury salientou: “Graças às inovações contínuas, o A330neo, o nosso novo ‘widebody’, vai oferecer o máximo de valor e eficiência aos nossos clientes e um conforto superior aos seus passageiros”.

“Este momento marca mais um passo para cumprir com o objetivo da nossa indústria para uma aviação sustentável”, concluiu o presidente da área de aviões comerciais da Airbus.

Segundo a Airbus, o A330neo é um avião de última geração, desenvolvido a partir do modelo de sucesso do A330 e aproveitando a tecnologia do A350 XWB.

Inovações

 “Este modelo incorpora motores de última geração Rolls-Royce Trent 7000 e uma nova asa otimizada com maior amplitude, com ‘sharklets’ novas e melhoradas para conseguir um melhor desempenho a nível aerodinâmico. Todas estas inovações permitem uma redução significativa no consumo de combustível, em 25%, em comparação com modelos concorrentes mais antigos e de dimensão semelhante. Adicionalmente, outras inovações na estrutura, composição e tecnologia do aparelho proporcionam ao A330-900 aerodinâmica e acústica de última geração”, garante a construtora aeronáutica.

A Airbus sublinha que o A330 é um dos modelos ‘widebodies’ “mais popular de sempre, tendo recebido mais de 1.700 encomendas de 120 clientes”.

Foto: Reprodução

“Mais de 1.380 aviões A330 estão a voar ao serviço de mais de 128 operadores em todo o mundo. O novo A330neo é a mais recente adição à família de ‘widebodies’ da Airbus, que inclui também o A350 XWB e o A380, todos eles apresentando espaço e conforto sem igual, combinados com níveis de eficiência sem precedentes e um alcance sem rival”, destaca a construtora aeronáutica.

Atualmente, a TAP Air Portugal opera uma frota de 72 aviões Airbus (18 A330, 4 A340 e 50 aviões da Família A320).

A frota de aviões de corredor único inclui 22 A319ceo, 21 A320ceo e quatro A321neo, um A320neo e dois A321neo, entregues recentemente.

Veja o Vídeo: 



Com informações: Jornal Económico – Sapo Pt