Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e Juventude

Da poesia portuguesa para a literatura brasileira. Inspirado no Prêmio Camões, o Ministério da Cultura do Brasil e o governo de Portugal criaram o “Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e Juventude”.

O anúncio foi feito no Dia da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O concurso será destinado ao reconhecimento de autores que publiquem obras voltadas para crianças e adolescentes.

A primeira edição do prêmio está prevista já para 2018. A cada dois anos, um escritor e um ilustrador de livros de língua portuguesa para a infância e a juventude será consagrado pelo concurso.

Foto: Reprodução

O valor da premiação ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que seja igual aos 100 mil euros, cerca de R$ 330 mil, concedidos pelo Prêmio Camões ao vencedor.

A comissão julgadora será composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa.

Monteiro Lobato (1882-1948) é um escritor brasileiro reconhecido por suas obras voltadas para literatura infantil. Entre os livros mais famosos do autor estão “O Picapau Amarelo”, “Reinações de Narizinho” e “Caçadas de Pedrinho”. São marcas do seu trabalho a escrita simples, as fantasias e as capas coloridas e atrativas dos livros.

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.” (Monteiro Lobato)

Prêmio Camões

Escritor Raduan Nassar vencedor do prêmio em 2016 ao lado do Ministro da Cultura, Roberto Freire e do embaixador de Portugal, Jorge Cabral. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A celebração do Prêmio Monteiro Lobato tem paralelo com o Prêmio Camões de Literatura. Instituído em 1988, a premiação tem como objetivo consagrar um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua através do conjunto de sua obra.

Já foram premiados escritores como Raduan Nassar, Hélia Correia, Alberto da Costa e Silva, Mia Couto, Dalton Trevisan, Sophia de Mello Breyner Andresen e outros grandes nomes da literatura de língua portuguesa. O prêmio é concedido pelos governos do Brasil e Portugal.

Autores consagrados da literatura brasileira

Foto: Reprodução

As histórias e ilustrações que encantam crianças e adolescentes no Brasil são construídas por uma imensa lista de autores. Entre eles estão Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, ambas ganhadoras do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel da literatura infantil”. Em 2014, o brasiliense Roger Mello foi o primeiro ilustrador da América Latina a ganhar o concurso.

Nesse universo de palavras e descobertas ainda encontram-se personalidades como Ruth Rocha, Angela Lago, Bartolomeu Campos de Queiroz, Marina Colasanti, Luís Antonio Aguiar, Eva Furnari, Maurício de Sousa, Marcos Rey, Ziraldo, além de uma nova geração de escritores e ilustradores.

Com informações: G1 / Metrópoles / Veja / PublishNews / Biblioteca Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.