Primeiro bairro impresso em 3D do mundo está sendo construído para famílias mais pobres do México 

A primeira comunidade impressa em 3D do mundo está oficialmente em andamento com as duas primeiras casas já construídas no México.

As residências resilientes de 500 pés quadrados foram impressas em 3D em cerca de 24 horas de impressão por vários dias pela ICON, uma empresa de tecnologias de construção, e apresentam a construção final construída pela ÉCHALE, parceira sem fins lucrativos da New Story no México.

As casas construídas para durar localizadas na zona rural de Tabasco, no México, serão concedidas a famílias locais que atualmente vivem em extrema pobreza e abrigo improvisado e inseguro. A comunidade de casas impressas em 3D conterá 50 casas no total.

“Essas famílias são as mais vulneráveis ​​e têm a menor renda e vivem com uma média de US$ 3 por dia”, disse Brett Hagler, CEO e co-fundador da New Story, organização sem fins lucrativos que está construindo a comunidade.

Foto: Reprodução

New Story é uma organização sem fins lucrativos que atende famílias que precisam de abrigo. Desde a sua fundação, há apenas cinco anos, a equipe construiu mais de 2.700 casas, atendendo a mais de 15.000 pessoas, usando métodos tradicionais de construção no Haiti, El Salvador, Bolívia e México.

Este é o primeiro projeto de construção de residências a ser feito com impressão 3D. As casas foram co-projetadas com a contribuição das famílias que moram nelas.

Após 18 meses de planejamento, a New Story e a ICON concluíram as duas primeiras residências impressas usando a Vulcan II, uma enorme impressora 3D projetada para funcionar sob as restrições comuns em locais rurais.

Esta impressora, projetada para combater a falta de habitação para populações vulneráveis, é a primeira desse tipo.

A construção

Foto: Reprodução

As casas impressas em 3D são co-projetados com o feedback das famílias que moram neles, e foram criados para atender às necessidades específicas da comunidade.

A impressora de 15 metros de diâmetro produz uma mistura de concreto que endurece quando seca, construindo as paredes uma camada de cada vez. Demora 24 horas, durante vários dias, para construir duas casas ao mesmo tempo – cerca de duas vezes mais rápido que o New Story para construir uma casa com construção regular.

A mistura de concreto é mais resistente que o concreto tradicional, diz New Story. A fundação é reforçada para suportar atividades sísmicas.

Foto: Reprodução

“Não somos uma empresa de pesquisa e desenvolvimento apenas por uma questão de inovação e não estamos aqui para obter lucro. Essas casas são para pessoas reais, com necessidades reais, e tudo o que fazemos é por elas e as inclui no processo”, disse Alexandria Lafci, COO da New Story. 

Nos últimos dois anos, eles gastaram milhares de horas e milhões de dólares desenvolvendo soluções inovadoras e P&D para ajudar a construir casas melhores e mais rapidamente para o setor global de habitação social.

“Imagine se pudéssemos reduzir o custo e o tempo necessários para construir uma casa, melhorando a qualidade e a personalização. Essa impressora doméstica 3D tem esse potencial ”, afirmou Lafci. 

“A mudança é uma busca de código aberto, por isso não estamos trabalhando com a ICON para trazer essa tecnologia apenas para projetos da New Story, estamos trazendo-a para o mundo. Nosso objetivo é capacitar nosso setor, cada governo e organização que constrói casas para os pobres, a fazer o melhor trabalho possível.”

Foto: Reprodução

As casas com telhado plano lembram um design do sudoeste, mas com paredes curvas. São residências de 500 pés quadrados, com dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha. As pessoas ainda não se mudaram para as novas casas, diz New Story, porque seria perigoso morar em uma zona de construção.

Ainda não há preço nas casas, mas a New Story diz que está trabalhando com as famílias para que paguem de 20 a 30% de sua renda. Eles querem que as pessoas tenham um senso de propriedade na comunidade.

Vulcan II, a impressora

O nome da impressora é Vulcan II e foi fabricado pela ICON, uma empresa de tecnologia de construção com sede em Austin. Foram necessários três anos de prototipagem para obter uma impressora capaz desse projeto, informou a empresa.

Enquanto o Vulcan II está construindo duas casas de 500 pés quadrados ao mesmo tempo, é capaz de construir uma casa de 2.000 pés quadrados. A impressora pode construir paredes com quase 9 pés de altura e 28 pés de largura.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A velocidade da construção de casas com a impressora ficou mais rápida. Em março de 2018, a New Story e o ICON revelaram uma casa de três quartos, que levou 48 horas para ser construída.

“É 10 vezes melhor do que estávamos há um ano. Estou muito orgulhoso”, disse o CEO e co-fundador da ICON, Jason Ballard.

Quando pesquisadas, 74% das famílias afirmaram não se sentir seguras em suas condições de vida atuais e que isso afeta muito sua qualidade de vida. A New Story fez uma parceria com autoridades do governo local para pesquisar mais de 500 famílias na área. As famílias selecionadas para esta comunidade são as 50 famílias com maior necessidade financeira e física.

Por meio de parceria com o governo local, a comunidade impressa em 3D deve fazer parte de um plano comunitário maior para a área municipal em geral. As famílias terão acesso a espaços verdes, parques, amenidades comunitárias e serviços básicos por meio deste plano mestre fornecido pelo governo local.

Foto: Reprodução

_______

“É tão raro que as irmãs e irmãos mais necessitados do mundo todo tenham primeiro acesso a tecnologias avançadas e avanços na ciência dos materiais.”

_________

Foto: Reprodução

Como a impressão 3D é mais barata e mais rápida que a construção tradicional, há um grande potencial de como isso mudará o mundo, disse ele.

“Acreditamos que parte do que a impressão 3D nos permite fazer é entregar um produto de qualidade muito mais alta ao mercado imobiliário a uma velocidade e preço que normalmente não estão disponíveis para as pessoas”, disse Ballard. 

Foto: Reprodução

_______

“É uma casa na qual qualquer um teria orgulho de morar.”

_________

Foto: Reprodução

Tirar uma impressora do laboratório e colocá-la no mundo real foi um experimento em si. Levar o Vulcan II ao canteiro de obras e lidar com condições climáticas adversas tem sido o maior desafio até agora, disse ele.

A enorme impressora foi transportada em um contêiner de remessa padrão. As autoridades de fronteira tiveram muitas perguntas quando a viram, disse o New Story.

Chegou ao auge do verão, logo no início da estação das chuvas, disse Ballard. As máquinas e a equipe enfrentaram inundações, estradas enlameadas e alta umidade ao se instalarem. Os desafios logísticos o fizeram perceber o quanto damos como certo na América.

A tecnologia é promissora para moradias populares

Foto: Reprodução

As famílias que moram nesta comunidade foram pré-selecionadas e serão transferidas após a conclusão da comunidade. As famílias são selecionadas com base na necessidade; nesta comunidade, a renda familiar média por mês é de US $ 76,50 – algumas das famílias de baixa renda do México como um todo. 

Além disso, a maioria das famílias nessa área é de uma população indígena que historicamente foi deixada de fora dos programas do governo.

Foto: Reprodução

A equipe sem fins lucrativos acredita na promessa do que a tecnologia poderia significar para as pessoas que não têm abrigo seguro. Hagler disse que o abrigo seguro é “uma das maiores crises que afetam a humanidade hoje”.

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo não têm moradia adequada, de acordo com um estudo de 2015 da Habitat for Humanity.

“Parece que simplesmente aceitamos que sempre haverá falta de moradia ou sempre haverá pessoas que não têm acesso à educação ou à água”, disse Lafci.

“Temos algumas das mentes mais brilhantes e a tecnologia mais promissora do Vale do Silício, trabalhando em problemas de elite. Como podemos repensar e remodelar a tecnologia existente e emergente para essas questões mais prementes?” 

Foto: Reprodução

A parceria com a ICON e o uso da tecnologia de impressão 3D permitem que o New Story impacte mais famílias mais rapidamente, melhorando simultaneamente a qualidade e a flexibilidade do projeto. A esperança é que esse projeto catalítico de P&D influencie o setor como um todo.

Por meio da tecnologia, software e material avançado, as equipes aprenderão, repetirão e compartilharão os aprendizados com outras organizações sem fins lucrativos e governos para ajudar todos a melhorar e alcançar as famílias mais rapidamente.

Foto: Reprodução

“Com a impressão 3D, você não apenas possui um envelope térmico contínuo, alta massa térmica e quase zero desperdício, mas também possui velocidade, uma paleta de design muito mais ampla, resiliência de próximo nível e a possibilidade de um salto quântico na acessibilidade . Isso não é 10% melhor, é 10 vezes melhor”, disse Jason Ballard, co-fundador da ICON.

Foto: Reprodução

“Estamos vivendo um momento histórico, com a construção da primeira comunidade de casas impressas em 3D”, disse Gretel Uribe, diretor de desenvolvimento da ÉCHALE.

“Mas, mais do que a conquista tecnológica que isso representa, que parece ficção científica se encontrando com a realidade, gostaria de ressaltar que essa tecnologia está sendo desenvolvida e usada para levar moradias adequadas às famílias mais vulneráveis.

_______

“Acho que este projeto é uma lição de que, se nos unirmos para trabalhar, unir talentos e recursos e levá-los a resolver problemas reais, o sonho de sustentabilidade e justiça social é possível.”

_________

“A impressão 3D não é ficção científica. Atravessamos esse limiar da ficção científica para a realidade”, disse Ballard. “No futuro, nossa aposta é que essa será a melhor esperança da humanidade para uma solução habitacional que corresponda aos nossos mais altos valores e ideais”.



Com informações: CNN / GNN / Daily Mail

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.