Prodígio do crochê: menino de 11 anos levanta R$ 82 mil para orfanato na Etiópia

Jonah Larson, um garoto de 11 anos, está quebrando os estereótipos de gênero que ligam o crochê ao sexo feminino: ele se tornou um pequeno mago dos pontos. Esta atividade, que já assumiu a forma de negócios, é o seu passatempo favorito desde o início da sua infância.

O mais impressionante é que o garoto é um autodidata. Aos 5 anos de idade ele queria aprender a tecer e fez isso graças aos tutoriais que procurava na Internet. Agora, esse jovem é um fenômeno viral nas redes sociais, publica seus avanços no Instagram, e já tem mais de 200 mil seguidores. Além disso, ele desenvolve seus próprios tutoriais no YouTube.

“Sou um pensador muito ocupado e sempre penso em maneiras de fazer as coisas de maneira diferente. Fazer crochê, para mim, é um momento tranquilo, porque relaxa minha mente. E todo mundo deveria ter algo para relaxar a mente”, disse Jonah ao The LaCrosse Tribune.

O “prodígio do crochê”

Entre seus trabalhos, destaca-se o “Sunset Throw”. Foto: Reprodução
Um cesto, com capricho… Foto: Reprodução

Jonah é um garoto normal e feliz que ama sua mãe, avó e adora lhamas. Na sua primeira produção, quando ele tinha 5 anos, ele usou materiais doados e fez um pano de prato simples assistindo a um tutorial do YouTube, depois Jonah foi trabalhar num cachecol e agora é capaz de fazer quase tudo.

Este quase tudo inclui abóboras, afegãos, luvas sem dedos, protetores de ouvido, chapéus, ponchos, guardanapos e até lhamas; e, embora ele normalmente não venda seus itens acabados ou tente arcar com os custos de materiais, ele conta com a ajuda dos seus fãs, de vários lugares do mundo, que enviam suprimentos para que Jonah possa seguir com sua arte e produza cada vez mais.

_______ 

“Isso me surpreende todas as vezes”, disse Jonah. “Eu simplesmente não posso acreditar na generosidade das pessoas.”

_________

O garoto é um autodidata. Foto: Reprodução
Aos 5 anos de idade ele queria aprender a tecer e fez isso graças aos tutoriais que procurava na Internet. Foto: Reprodução

Jonah Larson é um fenômeno nas redes sociais, nas quais suas obras recebem milhares de “likes”. Ele mesmo reconhece que esse hobby se tornou um refúgio no qual pode passar longas horas com sua família e se desconectar de tudo, fazendo o que mais gosta.

Estudos em primeiro lugar

O garoto concilia sua grande paixão com seus estudos. Assim, ele começa a manhã praticando e depois vai para a escola para continuar seu hobby à tarde. Seus outros hobbies são jogar basquete e curtir alguns videogames, mas raramente. A maior parte do seu tempo livre é dedicada a essa arte.

Sua primeira toalha para decorar a mesa de Natal. Foto: Reprodução

Sua mãe, Jennifer, acompanha-o nesta jornada artística tão incrível, sendo ela quem limita a quantidade de produção para que isso não saia do controle e Jonah não desista de sua formação acadêmica. Ela responde aos pedidos por telefone e o acompanha no seu dia a dia. Jennifer ressalta que Jonah é fascinado por tudo que lhe permite praticar.

“Jonah prefere esse passatempo a passar noites inteiras colado à tela de televisão ou jogando videogame”, diz. E é com sua mãe que ele compartilha todas as tardes dedicadas ao seu passatempo favorito. Foi ela quem o desafiou a fazer sua primeira toalha de mesa de crochê, para uma mesa de centro.

É impressionante que, aos 11 anos, ele tenha sua própria série de seis partes chamada “Aprenda a Crochet com Jonah”. Mas há mais: ele está na capa da revista “Crochet World”, que mostra um lindo afegão nórdico de inverno que ele criou e ele tem seu próprio episódio em “Knit and Crochet Now”. 

Jonah Larson: um garoto de 11 anos, está quebrando os estereótipos de gênero que ligam o crochê ao sexo feminino. Foto: Reprodução

Ele apareceu recentemente no programa HOJE, da Kelly Clarkson. Jonah ganhou fama após Inside Edition, Good Morning America e NPR.

Jonah fez parceria com o estilista Daniel Sheehan, de Atlanta, que o orienta sobre o design de sua própria linha de moda. Sheehan, que apresenta fotos e vídeos com o garoto no Instagram, viu Jonah nas mídias sociais e, como tantos outros, ele foi instantaneamente tocado.

“Era esse garotinho com essa pequena voz dizendo ‘Olá, amigos de crochê’ e isso me impediu de seguir em frente”, disse Sheehan, 44 anos, ao LaCrosse Tribune. “Eu mostrei para minha mãe e tinha lágrimas nos olhos e ela começou a chorar. Enviei uma mensagem a Jonah dizendo que gostaria que ele fosse meu amigo quando eu tivesse 11 anos … Dentro de 12 horas, recebi uma bela resposta de Jonah.”

Solidário: ajuda aqueles que mais precisam

O primeiro brinquedo que fez, quando tinha 7 anos. Foto: Reprodução

Além das habilidades de crochê de velocidade de Jonah e seu sorriso vencedor, é o seu genuíno amor pelas pessoas que é inspirador. Recentemente, ele iniciou um levantamento de fundos para construir uma biblioteca em sua cidade natal, na Etiópia, para que os amigos que ele deixou para trás no orfanato onde ele foi adotado “possam ter livros em suas mãos”. Quase US $ 20.000 foram levantados até o momento, e metade disso será enviado à organização sem fins lucrativos Roots Ethiopia para fornecer recursos básicos, como carteiras, cadeiras, lousas, livros e materiais científicos.

“Quero dar às crianças na Etiópia a chance de liberar sua própria paixão e potencial. O talento e o amor que vieram desse presente agora podem se espalhar pelo mundo e voltar para o belo país que tanto amo ”, explicou ele em sua página de angariação de fundos.

Um livro para divulgar sua história

Livro Hello, Crochet Friends! (Olá, amigos do crochê, em tradução livre). Foto: Reprodução

Jonah foi entrevistado por meios de comunicação de prestígio, como a revista Forbes. Também não é de surpreender que esse jovem tenha tornado realidade um outro sonho, o de publicar um livro com sua história e sua paixão, no qual detalha parte de sua vida e suas melhores dicas. Intitulado Hello, Crochet Friends! (Olá, amigos do crochê, em tradução livre), Jonah, junto com sua mãe, revela inúmero segredos que vão deslumbrar os fãs desse universo.

_______

“Fazer o que o faz feliz.”

_______

O garoto quer passar uma mensagem, que também se reflete no seu livro, dirigida a adultos e crianças. Na vida enfrentamos centenas de dificuldades e desafios, mas o importante é “fazer o que o faz feliz”. Para ele, fazer crochê é como respirar, é por isso que suas obras dispõem de tanta naturalidade. Quando as coisas não pareciam estar bem no seu dia a dia, o crochê mudou tudo.

Fama e mais de 50 prêmios

Resultado de imagem para o prodígio do crochê

Um desafio: o ponto afegão com 800 flores. Foto: Reprodução

Milhares e milhares de seguidores. A fama de Jonah cresce sem parar. Em sua carreira, esse jovem de 11 anos pode se orgulhar de ter ganho mais de 50 prêmios, a admiração de grandes publicações da área e mergulhado em novos projetos, como o ensino através de tutoriais na Internet.

Sua fama é endossada por seu trabalho, desde um capuz de ponto afegão com cuidado e esmero, passando por caminhos de mesa e chapéus da moda até bichos de pelúcia lindos, feitos com muito carinho. Ele diz que o mais complicado que enfrentou foi um trabalho de ponto afegão com 800 flores.

O futuro

Foto: Reprodução

Além de expandir seus negócios de maneira criativa, ele diz que quer continuar sua educação e se tornar um cirurgião. Com mãos tão hábeis e com tanto talento – com certeza Jonah conseguirá realizar todos os seus sonhos. 

Você pode acompanhar as realizações de Jonah Larson, ler o blog dele no site dele e conferir seus inspiradores vídeos instrutivos no YouTube.



Com informações: GNN / Incrível Club 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.