Programa Piloto UniConect

Por Ricardo Monteiro

E-Learning síncrono (EAD) e a realidade virtual (RV), o AVA do futuro!

Atualmente, é muito comum associarmos a realidade virtual com o universo dos games e entretenimento, já que esse tipo de tecnologia é citado como o futuro dos jogos e sempre marca presença em filmes de ficção científica.

No entanto, a realidade virtual pode oferecer algo muito mais interessante, principalmente para a educação no ensino à distância: a imersão capaz de gerar entusiasmo e vivencias emocionais e sensoriais nos estudantes.

Hoje, a realidade virtual e a realidade aumentada já possibilitam diversas maneiras de treinamento de forma a passar as informações e fazer com que os treinandos vivenciem uma situação real em tempo real emergindo na realidade, por exemplo, de uma sala de aula ou ambiente de estúdio, ao invés de simplesmente assistir a um treinamento/formação presencial com slides de forma expositiva, por exemplo.

Dentro destes cenários é possível analisar alguns exemplos onde os estudos de realidade virtual hoje já aplicados no Brasil e no mundo nas mais diversas áreas:

• Área de saúde: em simulações de cirurgia sem pacientes e riscos reais e formação de enfermeiros;

• Área Militar: simulação de combates e treinamento dos oficiais;

• Arquitetura: em reconstruções arquitetônicas e visitas ao local detalhado para acompanhar andamento das obras, do conforto do escritório ou de casa;

• Companhias aéreas: comando de aviões por meio da simulação de voo;

• Empresas automobilísticas: visão interna dos veículos para montagem, vendas e reparos em geral; e

• Segurança: treinamentos em segurança no trabalho podendo simular inúmeros cenários e situações sem expor a pessoas ao risco.

Esse tipo de treinamento/ formação tem inúmeras vantagens. Por ser considerada por muitos uma experiência completamente nova, abre-se espaço para a possibilidade de feedbacks imediatos, avaliações e atualizações contínuas. Além de que o custo para adquirir ou alocar esse tipo de equipamento é mais baixo quando comparado ao investir em máquinas e equipamentos de porte médio ou grande. A acessibilidade possibilita a implementação da educação a distância em todo o seu processo de treinamento.

Agora vamos conhecer alguns benefícios da realidade virtual na educação à distância oferecidos pelo Programa Piloto UniConect RV:

Visualização próxima à realidade da sala de aula ou ambiente de aprendizagem

Utilizando dispositivos para realidade virtual o estudante tem acesso as imagens visuais de alta qualidade, promovendo encantamento e deixando os estudantes encantados. É possível, também, observar que a realidade virtual tem o poder de enfatizar as coisas através da visualização. A vantagem disso é que permite que os treinando-estudantes compreendam conceitos complexos de maneira mais fácil e rápida através dos dados apresentados visualmente.

Aumenta o interesse do treinando-estudante

Independentemente da idade, a preferência em assistir algo ao invés de ler ou de uma aula expositiva torna-se um diferencial. Na verdade, a tecnologia em realidade virtual é bastante interessante e ajuda a criar uma experiência diferente, que não seria possível na vida real. O uso da tecnologia aumenta o interesse do treinando-estudante e o motiva a prosseguir com os treinamento/aprendizagem.

Aumenta o engajamento

A grande dificuldade da educação à distância é criar um envolvimento produtivo. Ao optar pela aplicação de realidade virtual a UniConect cria envolvimento de maneira mais fácil. Além disso, desperta a vontade do próprio treinando-estudante em adotar tais treinamentos.

Permite integração e colaboração

Um dos desafios para a evolução da educação à distância é desenvolver plataformas adequadas à simulação sensorial, possibilitando uma experimentação colaborativa. A realidade virtual UniConect é uma ferramenta que possibilita a integração e colaboração entre treinandos-estudantes e instrutores-docentes e que independe da distância. Além disso, a realidade virtual UniConect agrega qualidade à educação e ao treinamento.

Traz mais qualidade nos treinamentos/processos de aprendizagem

Por exemplo, na área da saúde, médicos se beneficiam da tecnologia para explorar novos aspectos dessa ciência, melhorando o aprendizado e permitindo que o ensino se torne menos complicado. Pode-se, até mesmo, desenvolver uma cena cirúrgica para o treinamento dos médicos, auxiliando-os na prática da profissão. Isto vale para a área médica, ou para os demais segmentos que vimos no início desta matéria.

Foto: Divulgação

E acreditando neste formato de conteúdo, a Unifuturo Faculdades Integradas do Brasil oferecerá esta inovadora tecnologia do futuro em sua plataforma UniConect EADVR. Com isso cada área do conhecimento pode criar seus treinamentos/aulas/processos de aprendizagem com essa tecnologia e ter gestão do conteúdo. E o estudante pode assistir a sua vídeo-aula interativa pelo aplicativo da plataforma no seu smartphone com ou sem óculos VR.

Cada estudante recebe da Unifuturo uns óculos VR com prêmio da sua inscrição sem custo adicional.

Para o desenvolvimento do Projeto UniConect EADVR a UNIFUTURO adquiriu mais 1200 metros quadrados de área de expansão, dos quais 200 metros quadrados serão destinados à criação de 4 estúdios e sala de edição, que estarão em pleno funcionamento a partir de Março de 2020, momento em que o nosso estúdio externo será incorporado fisicamente ao nosso campus sede.


Prof. Dr. Ricardo Monteiro

Possui doutorado em Ciências da Educação e Interculturalidade – Freie Universität Berlin (1989/Alemanha). Mestrado em Literatura Alemã – Albert-Ludwig- Universität (Alemanha), Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa (Portugal). Atualmente é Coordenador do Mestrado em Educação da Florida Christian University para estudantes de expressão lusófona. Coordenador Mundial do Programa Educação sem Fronteiras/ Education without Borders Program (PEsF/EwBP). Reitor da UNIFUTURO Faculdades Integradas do Brasil, tem experiência na área de Educação (1977-2017), com ênfase em Fundamentos da Educação e Educação Global, Presidente da ABIEP – Associação Brasileira de Inclusão Educacional Plena.


Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.