Prorrogadas as inscrições para a II Mostra Paraíba Aqui tem SUS

As inscrições para a segunda edição da “Mostra Paraíba Aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária” foram prorrogadas até o dia 2 de julho.

O edital contempla experiências municipais e estaduais que promovem a articulação, o intercâmbio e estratégias de integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde.

Segundo a gerente executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Izabel Sarmento, a medida foi adotada devido à falta de tempo de alguns grupos em finalizar os trabalhos. “A gente está oportunizando os municípios a escreverem seus trabalhos até dia 2 de julho, considerando o período junino e a importância, para muitos deles, em apresentar suas experiências de integração entre a Vigilância e a Atenção Básica”, explica.

Objetivo

O objetivo da mostra é dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade das três macrorregiões da Paraíba e estimular o foco no cuidado ao indivíduo, a família, a comunidade considerando o ambiente que os rodeia. O intuito da mostra é incentivar, fortalecer experiências regionais que apontam soluções para a organização do cuidado, visando a garantia do direito à saúde.

As inscrições podem ser feitas online, pelo FormSUS, no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=47619.

Como critério principal, as experiências submetidas não precisam ser inéditas, mas devem ter sido efetivamente implementadas. Os projetos devem ser considerados resolutivos, no sentido de estar contribuindo para a organização da assistência e gestão do SUS na garantia do direito à saúde da população. Experiências que ainda não foram colocadas em prática, ou que não estejam vigentes, não poderão participar do edital.

Experiências

A 2° Mostra Paraíba Aqui tem SUS acontece em julho. No dia 11, serão apresentadas as experiências da 3° Macro com sede em Sousa, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa. Dia 12 de julho, será a vez da 3° Macro com sede em Patos e as apresentações acontecerão na Faculdade Integrada de Patos (FIP). No dia 16, experiências da 2° Macro serão apresentadas na Facisa, em Campina Grande. A mostra encerra no dia 17 de julho, com as apresentações da 1° Macro, no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa.

Premiações

Sobre as premiações, serão escolhidas três experiências por macrorregião e três experiências por eixo temático. Considerando que a 3° macro tem duas sedes, serão premiadas seis experiências na região. As premiações serão inscrições no Congresso do Cosems, placas e divulgação do trabalho municipal.

Ao comentar sobre a procura, Izabel afirma que já tem uma boa quantidade de trabalhos inscritos. “Isso é muito bom, pois mostra que a Paraíba tem uma contribuição e um trabalho efetivo na Atenção Primária em Saúde e também na Vigilância”, destaca.

Eixo temático 1

Atenção Básica – Saúde da mulher; Saúde da Criança; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Práticas Integrativas e Complementares; Academia da Saúde; Programa de Tabagismo; Saúde Bucal; Ações de enfrentamento às Doenças Crônicas, com ênfase em Hipertensão e Diabetes; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da Atenção Primária com Atenção Especializada).

Eixo temático 2

Vigilância em Saúde – Arboviroses; Cobertura vacinal; Hanseníase; Tuberculose; HIV/AIDS; Sífilis; Hepatites Virais; Mortalidade materna e infantil (comum aos dois eixos); Doenças Crônicas; Acidentes e Violência; Vigilância Ambiental; Qualidade da água para consumo humano; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da vigilância em saúde com a atenção especializada).


Com informações: Secom-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.