Quinteto Uirapuru: música instrumental no Centro Cultural Casa da Pólvora em João Pessoa

Enquanto o sol se põe, a música instrumental do Quinteto Uirapuru ganha amplidão. O repertório povoado de sonoridades brasileiras é a atração deste domingo (22) do projeto Pólvora Cultural, no Centro Cultural Casa da Pólvora, em João Pessoa, às 16h.

Criado em 2002, o grupo reúne a musicalidade dos novos compositores e produções autorais. A formação acadêmica de seus membros na área musical é um elemento característico do Quinteto Uirapuru.

O grupo é formado por Rucker Bezerra (1º violino), Rodrigo Eloy (2º violino), Paulo França (viola), Leonardo Semensatto (violoncelo) e Hercílio Antunes (contrabaixo).

Foto: Divulgação

Nessa apresentação no projeto Pólvora Cultural o repertório do grupo passeia pelas músicas de compositores paraibanos, entre eles os integrantes do grupo como Rucker Bezerra, Hercílio Antunes, Rodrigo Eloy, além de canções de Geraldo Vandré, Sivuca e Glória Gadelha.

A trajetória do Quinteto Uirapuru começou longe logo no primeiro ano de existência com uma apresentação para o príncipe da Dinamarca, Friedrich II, na primeira exposição das obras de Albert Eckhout no Brasil.

Foto: Divulgação

O grupo já lançou os CDs, “La em Casa” (2003) e “Sivuca e Quinteto Uirapuru” (2004). Com esse último trabalho foram indicados em quatro categorias do Prêmio Tim, em 2005 e venceram como “Melhor Arranjo”.

Neste ano, com o projeto “Ninho Uirapuru”, os músicos passaram a convidar compositores nordestinos para participações especiais nas suas apresentações. Ainda em 2017, o Quinteto Uirapuru estreia o novo álbum autoral, previsto para novembro.

O projeto Pólvora Cultural é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). A entrada é gratuita.



Serviço

Quinteto Uirapuru

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora, Ladeira de São Francisco, s/n – Centro – João Pessoa

Dia e horário: 22 de outubro (domingo), às 16h

Entrada: Gratuita

Com informações: Quinteto Uirapuru / Secom-JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.