Recife: Adriana Passos apresenta o samba de sua família

Apresentação única. Nesta terça-feira (18), no Pátio São Pedro – Recife (PE), a cantora carioca Adriana Passos apresenta o samba de sua família, ao lado do pernambucano Ednaldo Lima.

A cantora Adriana Passos lança novo CD, “Sal do Samba”, homenageando o avô Arnaldo Passos, com regravações de alguns de seus sucessos compostos em parceria com Geraldo Pereira, Monsueto e Luis Vieira, como “Mora na Filosofia”, “Samba bom”, “Escurinha” e “Ministério da Economia”.

Obras paternas, de Aldo Passos, autorais e de compositores contemporâneos completam o novo disco.

Tradição do samba 
Foto: Divulgação

Trazendo literalmente o samba na veia, a carioca Adriana Passos foi criada na tradição do samba, desde muito cedo participando das rodas caseiras promovidas por seu pai, Aldo Passos, também compositor e parceiro. Herdando também a ginga sambista de seu avô, Arnaldo Passos, um dos expoentes de sua geração, compondo ao lado de Geraldo Pereira, Monsueto e Luis Vieira.

Buscando exatamente resgatar sua obra – foi autor de “Mora na Filosofia”, “Menino de Braçanã”, “Escurinha”, “Samba Bom” e tantos outros sucessos cantados e gravados ainda hoje – que a cantora lança seu novo trabalho, o CD “Sal do Samba”, incluindo também composições próprias e inéditas de compositores que vem se destacando no atual cenário musical, como Adler São Luiz, Ednaldo Lima, Marco Jabú, Ricardo Mansur, Augusto Bapt e Rodrigo Braga.

Apresentação única
Foto: Alex Ferro

A cantora carioca Adriana Passos apresenta o show de lançamento em Recife, no Pátio São Pedro, nesta terça-feira, dia 18 de setembro, às 20h, apresentando-se ao lado do compositor e cantor pernambucano Ednaldo Lima.

Contando com a participação especial de Moyses Marques, o CD “Sal do Samba” reúne ritmos como côco, tambor de Criôla e jongo ao samba tradicional de Arnaldo Passos, com o frescor da renovação e espiritualidade, tão caro a Adriana Passos.

O passeio pela obra do avô começa já em “Mora na Filosofia”, samba canção que o consagrou na música brasileira, composto ao lado de Monsueto, um sucesso de 1952 cantado por Caetano Veloso, Maria Bethânia e muitos outros. 

“Escurinha”, “Samba bom” e “Boca rica”, sambas genuínos do estilo da época, foram parcerias de Arnaldo Passos  com Geraldo Pereira, odes à boemia, à malandragem e ao romantismo daquela geração.

Foto: Alex Ferro

Outra parceria com Geraldo Pereira, “Ministério da Economia” aborda a criação do ministério da economia e a esperança de melhoria de vida para a população proletária brasileira, já bastante sofrida.

Ainda no espírito do resgate e da tradição, a cantora dá novos contornos cânticos a “Mais que Saudade”, sua primeira parceria com seu pai, Aldo, um samba canção sobre um amor antigo.

A trip hereditária é retomada em “Saravá”, segunda composição da cantora com seu pai, e concluída, posteriormente, já falecido, com Ricardo Moreno. 

Adriana Passos
Foto: Alex Ferro

Talento precoce, aos 18 anos Adriana Passos já era atriz formada pela Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), e participou da “Companhia de Menestréis” de Oswaldo Montenegro onde atuou como cantora e atriz por três anos.

Decidindo-se pela música, ela formou-se pela UNI-RIO e ganhou as noites no eixo – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, até partir para uma turnê de três anos pelos EUA – Miami, Boston e Nova York.

De volta ao Brasil mergulha na essência rítmica da nossa música, participando ativamente do movimento de resistência cultural da Pedra do Sal nos anos 2000 – O Sal do Samba.

Acompanhada pelo Grupo Panela de Barro, Adriana se junta a grandes sambistas, como Camunguelo, Velha Guarda da Portela, Monarco e a madrinha Beth Carvalho reconquistando o tradicional espaço da cultura carioca.



Serviço:

Adriana Passos e Ednaldo Lima

Data: 18/09 (terça-feira)

Local: Pátio São Pedro

Endereço: Santo Antônio, Recife – PE

Horário: 20h

Entrada gratuita

Foto: Alex Ferro

Com informações: Fábio Cezanne – Cezanne Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.