Sabor oriental ao nordestino: Tapioca – Sushi de Camarão

Cozinha criativa, inovação, aromas e sabores com apresentações visuais nos pratos servidos. A proposta é mostrar um prato nordestino com toque oriental, uma receita diferente e inspiradora: Tapioca – Sushi de Camarão.

Na composição do prato, uma experiência sensorial gastronômica da cozinha japonesa e paraibana.

A simplicidade da tapioca ganha ares de alta cozinha, quando introduzida em restaurantes, buffet, recepções gourmet; e acompanhada com vinhos ou outra bebida a gosto.

Tapioca sushi de camarão. Foto: Reprodução

A receita é muito simples, porém o efeito visual é deslumbrante. 

Inicialmente a tapioca é elaborada de forma habitual. No creme de camarão é adicionado uma generosa dose de leite de coco e demais ingredientes, de acordo com o paladar.

Na preparação não leva o arroz, apenas a massa de mandioca, que é indispensável para se fazer a tapioca.

O prato pode ser apresentado de várias maneiras. A finalização é feita em formato de sushi, com uma pequena dose de molho shoyo.

A tapioca e o sushi de camarão proporcionam uma receita clássica e ao mesmo tempo contemporânea.

Criatividade, bom gosto, e a união as duas cozinhas: Paraibana e a japonesa.

Foto: Reprodução

*O Sushi tradicional é feito com arroz temperado com molho de vinagrete, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe, frutos do mar ou ovo.

Tapioca

Preparo da tapioca. Foto: Reprodução

Uma iguaria tipicamente nordestina. A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten, e um alimento que garante a saciedade.

É de baixo custo, pode ser servido como lanche, entrada, petiscos e demais opções. Sem contar que agrada até aos paladares mais exigentes.

A tapioca, antes consumida pelos índios, hoje uma delícia que marca presença na culinária do Nordeste do Brasil. Os turistas estrangeiros apreciam a nossa tapioca.

Tapioca. Foto: Reprodução

Recordando a nossa história na época do Brasil Colônia, a receita indígena foi de imediato assimilada e adaptada entre os colonos.

 “Era comida de índio, mas ao ser reinventada pelas mulheres dos colonos tornou-se fino, iguaria das casas senhoriais, merenda de gente primor”. (MOURA HUE, 2009, P.64).

Tapioca de ontem, tapioca de hoje ou (beiju) não destaca-se apenas como uma iguaria do Nordeste do Brasil. Faz parte da cultura do nosso povo.

Com informações: Gastronomia paraibana / Comida e receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.