Saiba quais Universidades do Reino Unido que aceitam a nota do Enem

Para ingressar em universidades brasileiras públicas e privadas é necessário submeter-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas nem todos sabem: com a sua nota do Enem, é possível garantir uma vaga em instituições de ensino superior no Reino Unido.

Vale destacar que não há um padrão de utilização das notas. Explicando melhor: cada universidade tem sua própria e criteriosa maneira de selecionar seus estudantes, atribuindo pesos e avaliações diversas para estabelecer uma nota final ou para realizar a seleção dos candidatos. 

Saiba quais as Universidades do Reino Unido que adotam o desempenho no Enem em seus processos seletivos:

University of Oxford

Foto: Reprodução

Conhecida como uma das melhores universidades do mundo, Oxford é uma das instituições da Inglaterra que aceitam o conceito obtido no Enem em seu processo seletivo.

Você vai precisar se esforçar muito para conseguir a vaga. A seleção de Oxford é uma das mais rigorosas, onde apenas cerca de 20% dos candidatos estrangeiros consegue aprovação. Com uma concorrência bastante elevada, são quase 20 mil candidatos para cerca de 3250 vagas. 

Kingston University

Foto: Reprodução

Na Universidade de Kingston, a análise curricular dos candidatos brasileiros também é rigorosa.

Para ingressar em um dos cursos da universidade, o estudante brasileiro precisa ter, além do certificado de conclusão do Ensino Médio, notas superiores as médias obtidas pelos outros estudantes e, também exige que o candidato tenha atingido, pelo menos, 55% da nota do Enem ou ter um diploma de bacharel internacional.

University of Glasgow

Foto: Reprodução

A Universidade de Glasgow, capital da Escócia, também aceita a nota do Enem e considera diplomas de bacharelado para aceitar alunos em seus cursos de graduação.

Outra vantagem é que, a universidade já recebe estudantes brasileiros mesmo antes do Exame Nacional do Ensino Médio existir. O primeiro brasileiro a estudar lá foi o carioca Ignacio Josep de Araújo Vieira, em 1811. Desde então, mais de 70 estudantes brasileiros cursaram a universidade.

University of Bristol

Foto: Reprodução

Na Universidade de Bristol, a nota do Enem conta, desde que seja acima da nota de corte. Além disso, é exigido que o estudante tenha, pelo menos, cursado o foundation year (um ano introdutório em que o candidato fica no Reino Unido estudando o sistema de ensino do país) em uma universidade inglesa, ou um ano no ensino superior brasileiro.


Com informações: E+B Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.