Salão Carioca do Livro: uma maratona de literatura em forma de minibienal

Uma maratona de 44 horas de literatura. É o que o 2º Ler – Salão Carioca do Livro tem a oferecer até domingo (20). Poetas, atores, escritores, jornalistas e escritores integram a programação que reinaugura a Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro.

Autores como Ruy Castro, Nei Lopes, Fabrício Carpinejar, Fernanda Young, Bráulio Tavares, Arthur Dapieve, Thalita Rebouças, André Dahmer e Lázaro Ramos estão entre os convidados da minibienal. Conversas, saraus, contações de histórias, exposições e bate-papos com renomados escritores são algumas das atividades do evento.

Foto: Divulgação

O salão tem na curadoria Julio Silveira, Lucas Rizzeto, Verônica Lessa e Volnei Canônica. “Vejo a Ler como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da Ler toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens”, explica Julio Silveira.

Além de trabalhar as diferenças, o evento também se orienta pelo lema “O festival do leitor”, segundo o curador, para dar protagonismo a quem lê, e marcando o salão como uma grande celebração.

Edição de 2016. Foto: Divulgação

O 2º Ler divide-se em diversos ambientes, tais como o Espaço Cesgranrio, Espaço #Jovem, Palco da Palavra, Jardim, Literário para crianças, Café do Livro, Salão Digital e o Salão do Livro, com editoras e livrarias. Protagonismo negro nas artes, relação entre literatura e internet, processos criativos de autores de telenovelas e literatura e empoderamento estão entre os temas em debate.

“A Ler – Salão Carioca do Livro foi criada para elevar a paixão pela leitura em todas as idades e de forma interativa. O evento reúne todos os agentes da cadeia do livro e da economia criativa, além de fortalecer o livro e a leitura, trazendo e trocando conhecimentos durante seus quatro dias de realização”, esclarece Jerônimo Vargas, diretor da Ler.

Foto: Divulgação

A primeira edição da minibienal foi realizada em 2016. A apresentação do salão celebra a reabertura da Biblioteca Parque Estadual depois de dois anos de portas fechadas. Em seus 15 mil metros estão mais de 175 mil títulos, de 306 autores. As atividades da instituição serão retomadas a partir do dia 28.

Serviço

2º Ler – Salão Carioca do Livro

Dias: de 17 a 20 de maio

Horário: das 10h às 21h

Local: Biblioteca Parque Estadual, Avenida Presidente Vargas, nº 1261, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada: Gratuita

Programação: http://www.lersalaocarioca.com.br


Com informações: LEAD Comunicação / Jornal do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.