Salvador realiza primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho

As pedras irregulares e os antigos casarões coloridos do Centro Histórico de Salvador reservaram para a primeira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, a pluralidade cultural da Bahia.

Até domingo (13) mais de duzentos convidados e cerca de 50 atividades gratuitas serão realizadas no evento que homenageia o escritor baiano Jorge Amado e ainda festeja a escritora Zélia Gattai, esposa do autor, e a poetisa Myriam Fraga, que foi amiga do casal.

Os escritores Zélia Gattai (1916-2008) e Jorge Amado (1912-2001). Foto: Reprodução

A programação diversificada é marcada pela presença de escritores e escritoras baianas, negras e negros, nacionais e internacionais. Ainda são realizados saraus, debates, encontros, oficinas literárias, apresentações teatrais, lançamento de livros, leituras dramáticas, exibições de vídeo e shows musicais.

“Jorge Amado foi um grande incentivador do povo negro, da cultura baiana, do povo da Bahia. E trazer escritores e essa temática em torno da problemática da diáspora africana é muito importante para esta edição da Flipelô”, comentou a diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, filha da poeta Myriam Fraga.

Maria Bethânia se apresentou na abertura da feira somente para convidados. Foto: Flipelô/Reprodução

A abertura da Flipelô ocorreu na quarta-feira (9) com um Sarau da cantora Maria Bethânia, na Igreja de São Francisco. Entre os mais de 220 convidados, estão nomes como Emicida, Jussara Silveira, Martinho da Vila, Larissa Luz, Conceição Evaristo, entre outros.

A feira ocupa o Museu Eugênio Teixeira Leal, a Sala de Arte do Cine XIV, o Espaço Sesc, o Largo do Pelourinho, Senac, Solar do Ferrão, a Igreja Rosário do Pretos, Oxum Casa de Arte, o Terreiro de Jesus, Casa do Olodum, além de espaços paralelos.

Myriam Fraga ajudou a criar a Fundação Casa de Jorge Amado. Foto: Wilson Besnosik/Reprodução

“A ideia é extrapolar o espaço da Casa e realizar uma verdadeira ocupação cultural de um dos mais criativos, conhecidos e charmosos bairros da capital soteropolitana. A cultura é importante aliada para o fortalecimento e projeção do Centro Histórico”, afirmou a diretora responsável pela produção do evento, Fernanda Bezerra.

A Festa Literária Internacional do Pelourinho é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, que completa 30 anos em 2017. A programação completa está disponível no site do evento.

Serviço

Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô)

Data: 9 a 13 de agosto

Local: Centro Histórico de Salvador

Entrada: Gratuita

Com informações: G1 / Agência Brasil / Correio 24 Horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.