São João de Santa Luzia se torna Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

Imagine famílias reunidas, arraiais enfeitados e iluminados. É o São João de Santa Luzia, na Paraíba. A comunidade envolvida dá um toque a mais as festividades. 

“A cidade que ensinou o Brasil a dançar forró”, Santa Luzia, se torna Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, o ato foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba, e segue para o chefe do executivo para sancionar e ser publicado no Diário Oficial.

O Projeto de Lei 1.849/2018 de autoria do Deputado Estadual Raniery Paulino, visa valorizar a cultura local e reconhecer o são João mais tradicional do sertão paraibano.

“Conseguimos na ALPB, a aprovação da PL que torna o São João de Santa Luzia, Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, falo conseguimos, porque esse projeto é do Vereador de Santa Luzia Neto Lima e essa demanda foi um trabalho em parceria para fortalecer o São João mais tradicional do sertão que o da cidade de Santa Luzia” declarou Raniery Paulino.

“Mais uma conquista para minha Santa Luzia, agradeço ao Deputado Raniery que apresentou a PL que torna o nosso São João Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, trazendo melhorias e valorizações para o são João mais tradicional do sertão paraibano”, agradeceu Neto Lima.

Festas Juninas no Nordeste 

Comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Devido as constantes secas na região, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo nordestino as festas representam um importante momento econômico, os muitos turistas visitam as cidades para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

São João de Santa Luzia
Foto: Reprodução

As festividades juninas no município paraibano de Santa Luzia são comemoradas nas praças públicas, nos arraiais das famílias ou nas propriedades rurais do município, sendo reconhecida agora como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba.

Este ano o município vai receber uma caravana de jornalistas da capital paraibana, a convite da presidente da Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia (Santura), Regina Amorim.

“Estes profissionais convidados formadores de opinião, especialistas de turismo e cultura, aceitaram a missão não apenas de divulgar a Festa, mas de analisá-la com um “novo olhar” e enviar seus feedbacks a Santura”, enfatizou Amorim. 

Os jornalistas convidados serão recepcionados na calçada da Praça da Matriz, com um trio pé de serra e um cafezinho feito na hora, em seguida, eles vão participar da programação do dia até às 23h00.

Tradição e autenticidade
Foto: Reprodução

Tradição e autenticidade. Em 2018 Santa Luzia celebra 76 anos de festejos juninos.

“O São João de Santa Luzia está por toda parte, seja nas praças públicas, nos arraiais das famílias ou nas propriedades rurais do município. O mais bacana é que as famílias se preparam para  receber seus familiares e amigos e tudo isso é motivo de muita alegria e integração, transformando a cidade em um grande arraial, em uma brincadeira junina que atende a todas as idades e a todos os gostos”, destaca Amorim.  

O Conexão Boas Notícias vai acompanhar este momento festivo e trará postagens especiais sobre o São João de Santa Luzia. Aguarde!


Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.